São Paulo – A temperatura média mundial atingiu na terça-feira (4) seu nível mais alto desde o início dos registros, de acordo com dados de pesquisadores dos Estados Unidos.
Segundo o Climate Reanalyzer da Universidade do Maine, uma ferramenta frequentemente usada como referência por estudiosos do clima, a temperatura média diária do planeta atingiu 17,18 graus Celsius ontem.
O registro ocorreu apenas um dia após as temperaturas médias globais ultrapassarem 17 graus Celsius pela primeira vez em 44 anos, desde que os dados começaram a ser coletados. O recorde anterior, de 16,92 graus Celsius, datava de 14 de agosto de 2016 – o ano mais quente já registrado.
A notícia foi recebida com preocupação pela comunidade científica. “Segunda-feira, 3 de julho, foi o dia mais quente já registrado no planeta Terra. Um recorde que durou até terça-feira, 4 de julho”, disse Bill McGuire, professor emérito de riscos geofísicos e climáticos da University College London, em uma publicação no Twitter. “Totalmente sem precedentes e aterrorizante”, completou.