RADAR DO DIA: Atenção a emprego nos EUA, discurso de Powell e novo PGR

992

São Paulo – Os investidores devem ficar atentos à divulgação dos dados sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos e ao discurso de Jerome Powell, presidente do banco central do país, o Federal Reserve, às 13h30.

Segundo estimativas colhidas pela Agência CMA, a previsão é de que os dados sobre o mercado de trabalho norte-americano mostrem a criação de 147,5 mil vagas em agosto, com taxa de desemprego estável em 3,7% e o salário médio por hora crescendo 0,25% em base mensal e 3% em base anual.

Resultados abaixo ou acima disso devem aumentar a expectativa dos investidores em relação ao discurso de Powell, que pode trazer mais manifestações do presidente do Fed a respeito da trajetória da taxa referencial de juros norte-americana. A aposta majoritária no momento é de que este mês o banco central dos Estados Unidos anunciará um novo corte de 0,25 ponto porcentual na taxa.

No lado político, a previsão é de que haja reações negativas de integrantes do Ministério Público Federal à decisão do presidente Jair Bolsonaro de escolher Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República. Ele não fazia parte da lista tríplice montada pelos procuradores e que vinha pautando há dezesseis anos a decisão dos presidentes sobre quem ocuparia o cargo.

Em âmbito corporativo, a Petrobras começou a fase vinculante de venda das participações que detém em concessões de exploração e produção terrestres da Bahia e do Espírito Santo.

A empresa também disse que aguarda a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Cessão Onerosa ser aprovada pelo Senado e a alteração da Lei Orçamentária Anual, a fim de atender às condições de solução orçamentária exigidas pelo conselho de administração da companhia para a assinatura do termo aditivo ao contrato firmado com a União.

No setor de infraestrutura, a Justiça Federal atendeu a um pedido da Concer e impediu a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de alterar a tarifa do pedágio no trecho da BR-040 administrado pela companhia. A rodovia liga os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. As informações constam em comunicado enviado pela Triunfo à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A operadora de serviços de telecomunicações Oi disse à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que tomou conhecimento da decisão da 7a Vara Empresarial do Rio de Janeiro de autorizar o conselho de administração da empresa a eleger um diretor operacional estatutário, subordinado ao presidente da companhia.