São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em instabilidade. O dia será marcada pela divulgação do índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês), e pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de junho.
O CPI, que mostra a inflação nos EUA, é o principal número analisado pelo Comitê de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), para balizar sua decisão sobre os juros, no próximo dia 27 de julho. Na última sexta-feira (7), o relatório de empregos (payroll) de julho apontou um recuou de mais de 100 mil vagas em comparação a maio, mas ainda com um saldo positivo de 209 mil novas vagas.
Mesmo com a queda na criação de empregos, o Fed continua preocupado com a inflação que recua mais lentamente do que o esperado. Diante disso, o presidente do Fed, Jerome Powell, já disse que ocorrerão mais dois aumentos até o fim deste ano. A previsão é de novas altas de 0,25 ponto percentual, em julho e setembro. Além do CPI, amanhã, será divulgado o Livro Bege, relatório do Fed sobre as condições econômicas das 12 principais regiões do país.
Por aqui, todos os olhos ficam voltados para o IPCA de junho. Segundo o Termômetro CMA, que ouviu dez instituições financeiras, o índice deve cair 0,07% em junho ante maio. No acumulado de 12 meses, até junho, a alta projetada é de 3,18%.
Ontem, o boletim Focus apontou para uma redução do IPCA, que deve fechar o ano em 4,95%. Para 2024, a previsão manteve o índice da semana passada, ou seja, 3,92%. Sobre a Selic, os analistas apontam 12% para 2023, e 9,50% para 2024. Por fim, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 ficou estável, em 2,19%, assim como para o ano que vem, que deve fechar em 1,28%.
Em Brasília, após a aprovação do texto-base da reforma tributária e do projeto que dá ao representante da Fazenda Nacional o voto de desempate no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), agora é a vez do Senado iniciar a discussão das duas matérias. Além
disso, também tem a votação do arcabouço fiscal na Câmara, após alterações feitas pelo Senado. O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que espera pequenas alterações do texto aprovado pela Câmara, anteriormente, mas o relatório ainda precisa ser disponibilizado aos líderes. A votação ficará para agosto, após o recesso parlamentar.
A reforma tributária simplifica impostos sobre o consumo, prevê fundos para bancar créditos do ICMS até 2032 e para o desenvolvimento regional, além da unificação da legislação dos novos tributos. Segundo o texto aprovado, uma lei complementar criará o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – para englobar o ICMS e o ISS – e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o PIS, o PIS-Importação, a Cofins e a Cofins-Importação.
Além da reforma tributária, o Governo Federal também está de olho na aprovação do projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO – PLN 4/2023), que deve ficar para o segundo semestre. Segundo o senador Jaques Wagner (PT-BA), o governo quer primeiro a definição sobre o novo marco fiscal para poder adequar a LDO àquilo que sair da Câmara dos Deputados.
No setor corporativo, a Petrobras solicitou acesso ao virtual data room da Braskem, iniciando assim o processo de due diligence, conforme regras previstas no Acordo de Acionistas da Braskem assinado entre Petrobras e Novonor S.A., para eventual exercício de tag along ou de direito de preferência, na hipótese de alienação das ações detidas pela Novonor.
A SLC Agrícola informa que, as frações resultantes da bonificação de ações, aprovada na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária na proporção de uma nova ação ordinária para cada dez ações ordinárias possuídas, foram agrupadas em números inteiros e vendidas em leilão realizado no dia 07 de julho de 2023 na B3 S.A. Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Foram alienadas 13.245 ações ordinárias escriturais, a R$ 40,81 por ação.
O conselho de administração aprovou a renuncia de Alberto do Nascimento ao cargo de diretor regional do Banco Bradesco. Ainda não foi informado pelo banco quem será seu substituto.
A Tim informou que vai antecipar para o dia 12 de julho de 2023, o pagamento de Juros Sobre Capital Próprio (JCP), no valor de R$ 290 milhões. Tal pagamento, inicialmente previsto para o dia 25 de julho de 2023, mantém as condições originalmente informadas, tendo sido o dia 22 de junho de 2023 a data para identificação dos acionistas com direito a receber tais valores.
O conselho de administração da Copel elegeu Moacir Carlos Bertol, brasileiro e engenheiro eletricista, para o cargo de diretor de comercialização de Energia da Copel Geração e Transmissão S.A., em substituição a Fillipe Henrique Neves Soares, que foi destituído nesta data, e cumulativamente com sua função de diretor geral da Copel Geração e Transmissão.
A Copel informou ontem que, no âmbito do processo de transformação da companhia em corporação, foi aprovada na Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas a proposta de reforma do Estatuto Social da Copel. O novo Estatuto contempla mudanças de modo a permitir o processo de transformação da companhia em sociedade com capital disperso e sem acionista controlador. Segundo a companhia, o referido estatuto somente produzirá efeitos na data de liquidação de potencial oferta pública de distribuição primária e/ou secundária de ações ordinárias ou certificados de depósito de ações (units) de emissão da Companhia.
A BNDESPAR, acionista minoritária da Copel, encaminhou voto contrário do Banco na Assembleia de Acionistas Copel por entender que o modelo de Corporation proposto, ao restringir os direitos políticos dos acionistas em no máximo 10% do valor representativo do capital social, pode levar a um desequilíbrio dos interesses dos acionistas minoritários da companhia.