Lucro líquido da Telefônica Brasil soma R$ 1,1 bilhão no segundo trimestre, alta anual de 50,3%

783

São Paulo – A Telefônica Brasil, dona da operadora Vivo, apresentou um lucro líquido contábil de R$ 1,121 bilhão no segundo trimestre de 2023, alta de 50,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro líquido atribuído ao acionista controlador subiu 47,2%, para R$ 1,123 bilhão, na comparação anual, devido à forte evolução do de 26,8% do ebit e menor despesa financeira.

A receita operacional líquida da empresa somou R$ 12,733 bilhões, alta de 7,6% na comparação anual. A companhia disse que o resultado abrange a aquisição dos ativos móveis da Oi em abril de 2022 e que o desempenho foi impulsionado pelo crescimento de duplo-dígito da receita de serviço móvel (+10,4% a/a). “A receita fixa continua em tendência positiva, aumentando +2,3% a/a, com destaque para as receitas de FTTH (+14,3% a/a) e de Dados Corporativos, TIC e Outros (+15,1% a/a)”, escreveu a empresa, em seu balanço do segundo trimestre.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 5,085 bilhões, alta de 11,1% na base anual, com margem ebitda de 39,9%, um avanço de 1,2 ponto percentual na mesma base. O desempenho reflete o forte crescimento da receita de serviço móvel de 10,4% e o contínuo controle de custos. No período, o “ebitda after leases” (após arrendamentos IFRS 16) foi de R$ 3,927 bilhões, expandindo 12,0% ante o 2T22, com margem de 30,8% (+1,2 pp a/a).

A receita líquida Móvel cresceu 10,1% na comparação anual. para R$ 8,927 bilhões. A Receita Líquida Fixa subiu 2,3%, para R$ 3,806 bilhões na mesma base de comparação.

Os investimentos da companhia caíram 8,6% ante o 2T22, totalizando R$ 2,353 bilhões, sendo R$ 1,946 bilhão em rede e R$ 407 milhões em Tecnologia, Sistemas de Informação e Outros.

A dívida líquida atingiu R$ 12,165 bilhões ao final do 2T23, uma redução de 7,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

CUSTO OPERACIONAL

Os Custos Totais da companhia, excluindo gastos com Depreciação e Amortização, subiram 5,4% quando comparados ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 7,648 bilhões no trimestre.

MÓVEL

O total de acessos móveis atingiu 97,755 milhões no trimestre, representando uma redução de 1,5% frente ao mesmo período de 2022. O market share total da Vivo atingiu 39,0%, alta de 0,7 pp ante 38,2% no 2T22.

No pós-pago, a Vivo alcançou 59.685 milhões de acessos, crescimento de 4,8% na comparação. O ARPU móvel cresceu 11,3% no trimestre, na comparação anual, para R$ 27,9 por mês.