RADAR DO DIA: Ata do Fed; Inflação no Reino Unido; Arcabouço na Câmara

572

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos abriram em alta e as bolsas europeias em queda. Depois de mais dados sobre a economia da China, divulgados ontem, com altas modestas do varejo e da produção industrial, hoje foi a vez da zona do euro e Reino Unido divulgarem seus números.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no segundo trimestre de 2023 subiu 0,3% na comparação com o primeiro trimestre e avançou 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a produção industrial dos países que compõem a zona do euro subiu 0,5% em junho na comparação com maio e caiu 1,2% em relação a junho de 2022.

No Reino Unido, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 6,8% em julho em relação ao mesmo mês de 2022. Na comparação com junho, o índice recuou 0,4%. Já o índice de preços ao produtor caiu 3,3% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com junho, o índice recuou 0,4%.

Nos Estados Unidos, hoje será divulgada a ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), realizada no dia 26 de julho, do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Na ocasião, após uma pausa no mês de junho, o Fed aumentou o juro em 0,25 ponto percentual.

Analistas ainda têm dúvida sobre os próximos passos do Fed, que chegou a afirmar que pode aumentar a taxa pelo menos mais uma vez até o fim do ano, mas já há quem aposte na estabilidade até o fim do ano. O próximo encontro do Fed acontece em 20 de setembro.

Na semana passada, o Indice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mede a inflação nos EUA, mostrou alta de 0,2% em julho na comparação com junho, e avanço de 3,2% em relação a julho de 2022. O mercado previa alta de 3,3%. Hoje saem os dados das vendas do varejo nos EUA referente a julho.

Hoje saem nos EUA dados sobre habitação e produção industrial. Ontem, o aumento de 0,7% das vendas do varejo em julho veio acima da previsão do mercado. Em junho, as vendas tiveram alta de 0,3%.

Em Brasília, ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manteve a ofensiva para agilizar a votação do arcabouço fiscal na Câmara. Atualmente, o cálculo do Índice Nacional
de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na correção das metas do novo arcabouço fiscal é o principal ponto que trava a votação da proposta.

A reunião entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, Haddad, técnicos da equipe econômica e líderes partidários, que estava prevista para a segunda-feira (14), para discutir a votação do arcabouço fiscal, foi cancelada. O relator do projeto na Câmara, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), anunciou a remarcação do encontro para a próxima segunda-feira (21). Lira disse que o projeto do arcabouço sofreu modificações sérias no Senado, mas prometeu prosseguir com a votação na próxima semana.

No setor corporativo, conselho de administração da Telefônica Brasil aprovou a declaração de juros sobre o capital próprio (JCP) de R$ 225,25 milhões em valor líquido, correspondente a R$ 0,13584997799 por ação, com base no balanço patrimonial de 31 de julho. O crédito dos JCP ocorrerá até 30 de abril de 2024 aos acionistas inscritos no registro da companhia ao final de 31 de agosto.

A Braskem foi notificada pela Controladoria Geral da União (CGU) sobre o encerramento do período de monitoramento do programa de integridade da companhia, conforme previsto no acordo de leniência firmado entre Braskem, CGU e a Advocacia Geral da União (AGU) em 31 de maio de 2019.

A Eletrobras informou que Italo Tadeu de Carvalho Freitas Filho, vice-presidente de Engenharia de Expansão da companhia, acumulará, a partir desta data, de forma interina, o cargo de vice-presidente de Comercialização.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o evento que causou o apagão de energia elétrica nesta segunda-feira é “raro”, porque seria necessária a ocorrência de dois eventos similares e concomitantes, já que o sistema é redundante para evitar falhas. O fato que causou a interrupção pode ter causas no Norte do Nordeste, possivelmente no Ceará, possivelmente numa linha de transmissão. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) minimizou a carga para as regiões Norte e Nordeste, que tiveram queda abrupta do sistema, para evitar interrupções e entregará um relatório final em 48 horas. Uma possível sabotagem ao sistema será investigada.

Após o Ministério de Minas e Energia (MME) informar que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades, a informação também foi confirmada pelo O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que disse que a recomposição foi concluída em todas as regiões do país às 14h49. O órgão também atualizou o montante de interrupção de energia devido ao apagão foi de, pelo menos, 18,9 mil megawatts (MW), ante 16 mil MW anterior.

Em teleconferência de resultados, a diretoria da Cosan disse estar satisfeita com sua liquidez e descarta ofertas de ações da Rumo, Compass e Moove nos próximos meses. A companhia espera ter novas aquisições na Compass e de propriedades na divisão Terras e não quis cravar nenhum plano em relação à sua participação na Vale, mas disse que não deve mexer na liquidação do collar.