RADAR DO DIA: À espera de Jerome Powell; Arcabouço na Câmara

1580

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em alta. investidores estão em compasso de esperar para o início do simpósio anual de Jackson Hole, promovido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Kansas, entre os dias 24 e 26.

O simpósio do Fed reúne os dirigentes de bancos centrais de todo o mundo, e o assunto do encontro deste ano é “Mudanças estruturais na economia global”. Na sexta-feira (26), é aguardado o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell. Em sua última reunião, o Fed aumentou o juro em 0,25 ponto percentual, deixando as taxas entre 5,25% e 5,5%, a mais alta em 22 anos.

A ata do último encontro do Fed mostrou que os membros do Comitê ainda temem que a inflação permaneça alta demais, mas estão mais cautelosos quanto aos efeitos colaterais de um aperto monetário muito forte. Analistas ainda têm dúvida sobre os próximos passos do Fed, que chegou a afirmar que pode aumentar a taxa pelo menos mais uma vez até o fim do ano, mas já há quem aposte na estabilidade até o fim do ano. O próximo encontro do Fed acontece em 20 de setembro.

A última divulgação do Indice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mede a inflação nos EUA, mostrou alta de 0,2% em julho na comparação com junho, e avanço de 3,2% em relação a julho de 2022. O mercado previa alta de 3,3%.

Por aqui, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse na noite de ontem (21) que o arcabouço fiscal será votado até amanhã (23). Lira se reuniu ontem, na Residência Oficial da Presidência da Câmara, com o relator do arcabouço fiscal, deputado Claudio Cajado (PP-BA), com líderes partidários e com técnicos do Ministério da Fazenda, entre eles, o secretário executivo, Dario Durigan, para tratar de detalhes sobre o texto que será analisado pelos deputados federais.

Hoje, às 11h, Cajado se reunirá com o presidente da Câmara e demais líderes, para conversar sobre as alterações feitas pelo Senado. O projeto do novo marco fiscal recebeu alterações no Senado Federal, como a retirada do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e as despesas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Na semana passada, Lira disse que as mudanças feitas pelo Senado no arcabouço fiscal têm que ser votadas na Câmara até o dia 31 de agosto, data considerada limite para que o Congresso aprecie a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A LDO está estruturada levando em consideração a aprovação do novo marco fiscal do governo pelos parlamentares.

A semana ainda terá a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), agosto na sexta-feira (25). Na manhã de ontem foi divulgado o boletim Focus com as previsões de instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central do Brasil. Para o IPCA, a expectativa para este ano subiu de 4,84% para 4,90%. Para 2024, manteve o índice em 3,86%.

No setor corporativo, o conselho de administração do Santander Brasil aprovou a condução da diretora sem designação específica Germanuela de Almeida de Abreu, ao cargo de diretora vice-presidente executiva da companhia, em substituição de Elita Ariaz, que renunciou nesta segunda-feira. O banco também anunciou a isenção da taxa de corretagem para ações, Brazilian Depositary Receipts (BDRs), ETFs (fundos de índices) e fundos imobiliários de todos os clientes que operam nos canais digitais do banco.

A JBS anunciou a expiração e os resultados de suas ofertas previamente anunciadas para trocar todas e quaisquer Notas Existentes em circulação por um valor principal igual de novas notas. Até a data de vencimento, o valor principal agregado de cada série das Notas
Existentes havia sido validamente oferecido e não validamente retirado.

A agência de viagens 123Milhas terá de explicar à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) os motivos que a levaram a cancelar pacotes de viagem e a emissão de passagens para embarque previsto entre setembro e dezembro. A Senacon informou que a empresa foi notificada e será prazo de dois dias para prestar os esclarecimentos, entre eles como os consumidores serão ressarcidos.

A Genial Investimentos aponta que os preços de combustíveis praticados nas refinarias da Petrobras versus preços de paridade de importação (PPI) estão com deságios de -8,0% na gasolina e -9,6% no diesel, na comparação do primeiro com o segundo, segundo análise semanal da corretora, que já refletem os reajustes anunciados na semana passada. Na semana passada, as defasagens eram de -29,3% e -31,9% para gasolina e diesel, respectivamente.

A diretoria executiva da Engie Brasil definiu a data de 26 de setembro para o pagamento dos dividendos complementares referentes ao exercício de 2022, aprovados em assembleia realizada em 26 de abril, no valor de R$ 1,455 bilhão, ou R$ 1,78344073619 por ação, aos acionistas registrados 8 de maio.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) debaterá com os consumidores a proposta de revisão tarifária da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga), que prevê uma redução média de 1,92% nas tarifas da distribuidora, em audiência pública na próxima quinta-feira, 24 de agosto, a partir das 14h, na Associação Comercial de Santos (SP).