São Paulo – O presidente da República em exercício Geraldo Alckmin durante a ausência do presidente Luís Inácio Lula da Silva durante viagem à Cúpula do G2, disse que o governo federal liberou uma verba de R$ 800 por pessoa desabrigada nos municípios da região Sul do Brasil atingidos por ciclones e fortes chuvas nos últimos dias. O recurso será liberado para as prefeituras, que serão responsáveis pela gestão dos pagamentos, explicou Alckmin, após reunião que envolveu 10 ministérios.
“Os ministros de Estado farão uma visita às regiões atendidas no próximo domingo”, disse Alckmin, em entrevista a jornalistas.
Segundo Alckmin, será instalada uma sala de situação permanente para tratar dos ciclones que atingiram 83 municípios. Também haverá uma reunião entre os municípios com as Forças Armadas.
“Foram encaminhados botes e oito helicópteros à região pelas Forças Armadas, além de tratores, máquinas e equipamentos trabalhando na região. Serão encaminhadas 20 mil cestas de alimentos, das quais 5 mil chegarão no próximo domingo”, informou o presidente da República em exercício.
O Ministério da Saúde também encaminhou 15 mil kits com medicamentos para atender a população da região e acionou a Força Nacional do SUS, que normalmente atende calamidades como essa.
Também presente na coletiva de imprensa, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias também informou que serão realizadas outras ações, mas não deu detalhes.