Petrobras terá preferência na aquisição dos aerogeradores da Weg e ganhará royalties pelo investimento

783

São Paulo – O presidente executivo da WEG, Harry Schmelzer Jr, disse que a Petrobras também ganhará royalties nas máquinas vendidas pelo investimento feito nos aerogeradores de 7MW e que a petrolífera terá preferência na aquisição dos equipamentos, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, durante o evento de energia eólica Brazil WindPower, em São Paulo (SP).

“É muito bom ter a Petrobras de volta investindo em energia renovável”, comentou o CEO da Weg.

A Weg anunciou o desenvolvimento do aerogerador de 7 MW em julho de 2022 e hoje a Petrobras entrou como parceira no desenvolvimento dos equipamentos com aporte de R$ 130 milhões. O acordo abrange o desenvolvimento de tecnologias para a fabricação dos componentes do aerogerador adequados às condições eólicas do país bem como a construção e testes de um protótipo, com contrapartidas técnicas e comerciais para a Petrobras. A WEG prevê que o equipamento poderá ser produzido em série a partir de 2025.

“A WEG anunciou hoje o lançamento da sua nova plataforma de aerogeradores. Com potência de 7 MW e 172 metros de diâmetro de rotor, o aerogerador se tornará a maior máquina em operação no mercado brasileiro. Mais potente e eficiente, o novo modelo traz melhores rendimentos para os projetos eólicos”, disse a Weg, ao anunciar o aerogerador em 4 de julho de 2022.

Na ocasião, a empresa disse: “Assim como nas demais plataformas, o conceito principal do design do aerogerador de 7 MW é ser um equipamento que alie competitividade com confiabilidade e facilidade de operação e manutenção, o que maximiza a produção de energia e o retorno sobre investimento aos clientes, além de trazer novas oportunidades de negócios para clientes brasileiros e também em outros países.”

“Com equipes de engenharia especializada em aerogeradores no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, além de capacidade para produzir muitos dos componentes internamente, como geradores, motores, eletrônicos, e até tintas, conseguiremos vantagens importantes de custos e qualidade, afirmou o João Paulo Gualberto da Silva, Diretor Superintendente de Energia da WEG

“Diferente da plataforma de 4,2 MW fabricada pela Weg, que se destaca pelo foco nas especificidades de vento e condições climáticos do Brasil, o novo aerogerador tem características adaptadas para também atender outros mercados. Sua tecnologia de acionamento Medium-Speed Geared (MSG), aliada a um conversor de potência plena, permite uma interconexão suave à rede elétrica, bem como flexibilidade para se adaptar e cumprir diferentes códigos de rede de cada país. Outra funcionalidade é a capacidade de fornecer energia reativa mesmo sem vento, que pode viabilizar outras receitas além da produção de energia. O novo projeto contempla ainda modularidade em seus componentes para simplificar a logística, como torre mais alta e um conceito de montagem mais fácil especialmente para relevos acidentados”, disse a Weg, em julho de 2022.

A Weg fabrica aerogeradores em seu parque fabril de Jaraguá do Sul (SC), onde a empresa possui um centro de operações eólico que realiza o controle, monitoramento e análise de sua frota no país. Além disso, a WEG conta com softwares que empregam Inteligência Artificial e análises avançadas capazes de detectar deficiências de desempenho ocasionadas por situações climáticas adversas.