Em Nova York, Fernando Haddad se reúne com investidores e apresenta plano de transformação ecológica

1094

São Paulo – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajará neste sábado (16) com destino a Nova York para participar da Climate Week, um dos eventos mais importantes no calendário global de ações climáticas. A viagem faz parte da comitiva liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que também marcará presença na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na próxima semana. As informações são do Ministério da Fazenda.

Durante a estadia em Nova York, que se estenderá de domingo (17) até quarta-feira (20), o ministro Haddad terá uma agenda repleta de atividades relacionadas ao Plano de Transformação Ecológica do Brasil e ao fortalecimento das relações internacionais do país na busca por soluções para a crise climática.

Entre os compromissos agendados, estão reuniões com importantes figuras do cenário global, incluindo empresários, autoridades e acadêmicos. Além disso, o ministro se reunirá com renomados especialistas e tomadores de decisão, incluindo Iam Bremmer, CEO da Eurasia, Michael Bloomberg, empresário e ex-prefeito de Nova Iorque, e John Kerry, enviado presidencial especial para o clima dos Estados Unidos.

Um dos momentos de destaque da visita será a participação do ministro Haddad, ao lado do presidente Lula, em uma reunião com o presidente norte-americano, Joe Biden. Essa reunião bilateral é vista como uma oportunidade crucial para debater e fortalecer os esforços conjuntos no combate às mudanças climáticas e na promoção de políticas de desenvolvimento sustentável.

Governo detalha participação do Brasil na 78a Assembleia Geral das Nações Unidas

Em visita de trabalho a Nova York, entre os dias 16 e 21 de setembro, para chefiar a delegação brasileira à 78a Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manterá encontros com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres; o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus; e com Chefes de estado e de governo de outros países.

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, participará de encontros com homólogos de diversos países e de eventos de grupos dos quais o Brasil é parte, como BRICS, IBAS, MERCOSUL, G4 e Grupo de Contato de Chanceleres da América do Sul.

A 78 sessão da Assembleia Geral terá por tema principal Reconstruir a confiança e reavivar a solidariedade global: Acelerando a ação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável rumo à paz, à prosperidade, ao progresso e à sustentabilidade para todos. Lula proferirá o discurso de abertura do debate geral da Assembleia Geral, na terça-feira (19).

Como de praxe, o Brasil será o primeiro país a tomar a palavra no debate, informa o ministério das Relações Exteriores. A abertura da Assembleia Geral é o momento em que os líderes mundiais de 193 países se reúnem para discutir os principais desafios globais.

Ministro Alexandre Silveira apresenta ações do Brasil para a transição energética em Nova York

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, embarca nesta sexta-feira para Nova York, nos Estados Unidos, onde participa de agendas para apresentar o Programa Combustível do Futuro e outros projetos do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Governo do presidente Lula voltados para a transição energética visando atrair investimentos externos para o Brasil.

No domingo (17), Silveira participa do Dia de Aceleração das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) sobre os Pactos de Energia. O Brasil é responsável pelas temáticas do hidrogênio e biocombustíveis.

Já na segunda (18), o ministro participa do Seminário Brazil on Focus, que reúne representantes empresariais e governamentais do Brasil e dos Estados Unidos. O evento é uma grande oportunidade para atrair novos investimentos para o Brasil, demonstrando a liderança do país na transição energética e apresentar os projetos desenvolvidos pelo governo brasileiro.

Ontem, o presidente Lula assinou o projeto de lei do Programa Combustível do Futuro, que traz um conjunto de iniciativas para promover a mobilidade sustentável de baixo carbono e vai ajudar o Brasil a atingir as metas internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). São previstos R$ 250 bilhões em investimentos por meio do projeto.

Outra grande expectativa do governo brasileiro é a Política Nacional de Transição Energética que, entre outras ações, prevê a criação de um marco regulatório para o hidrogênio de baixo carbono e a regulamentação do aproveitamento energético offshore.

Com Cynara Escobar / Agência CMA.