Por Allan Ravagnani
São Paulo – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) anunciou que a demanda global de passageiros aumentou 3,6% em julho de 2019, na comparação com 2018, apontando para uma desaceleração na tendência de crescimento, que havia sido de 5,1% nos 12 meses terminados em junho.
Todas as regiões registraram aumento de tráfego. A oferta aumentou 3,2% e a taxa de ocupação aumentou 0,3 ponto percentual, atingindo 85,7%, um novo recorde global.
“O desempenho de julho marcou um começo moderado da temporada de pico de demanda de passageiros. Tarifas, guerras comerciais e incertezas sobre o Brexit estão contribuindo para um ambiente de demanda mais fraca do que vimos em 2018”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.
A demanda internacional por transporte aéreo de passageiros aumentou 2,7% em julho em relação ao mesmo período de 2018, mas representa uma desaceleração em relação ao crescimento de 5,3% registrado em junho. A capacidade subiu 2,4% e a taxa de ocupação subiu 0,2 ponto percentual, atingindo 85,3%. Todas as regiões registraram crescimento, lideradas pelas companhias aéreas da América Latina.
Durante o pico do verão no Hemisfério Norte, milhões de pessoas voaram para se reunir com suas famílias, explorar o mundo ou simplesmente curtir suas férias. O setor de aviação está trabalhando duro para garantir que os custos ambientais de todas as viagens sejam minimizados.