Opep mantém políticas de corte de produção de petróleo

384

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou hoje (4) mais cedo que manterá sua política de redução de produção da commodity.

“O comitê reafirmou o compromisso de seus países membros com o DoC que se estende até o final de 2024, conforme acordado na 35a Reunião Ministerial da Opep e não Opep em 4 de junho de 2023”, diz um trecho do comunicado.

Além disso, os membros do cartel manifestaram apoio aos cortes voluntários da Arábia Saudita em 1 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) e da Rússia em 300 mil bpd.

“A comissão também expressou o seu total reconhecimento e apoio aos esforços do Reino da Arábia Saudita destinados a apoiar a estabilidade do mercado petrolífero e reiterou o seu apreço pelo corte voluntário adicional do Reino de 1 milhão de barris por dia e por estendê-lo até ao final de dezembro de 2023. O comitê também agradeceu à Federação Russa por prolongar a sua redução voluntária adicional das exportações em 300 mil bpd até ao final de dezembro de 2023”.

Outra novidade foi sobre a marcação das reuniões do comitê, que passará a acontecer a cada dois meses. A próxima acontecerá em 26 de novembro.