São Paulo, SP – A Minerva Foods informou ontem (26) que alcançou 100% de conformidade socioambiental nos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia, nas auditorias supervisionadas pelo Ministério Público Federal, o principal órgão de verificação da cadeia produtiva brasileira. A companhia obteve nota máxima pelo quinto ano consecutivo no ciclo
do Pará.
A iniciativa tem como foco analisar os aspectos legais, ambientais e sociais envolvidos na atividade pecuária, exigindo que as indústrias produtoras de proteína verifiquem se as propriedades com as quais negociam seguem em conformidade com os critérios socioambientais estabelecidos no Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado da Amazônia.
Dessa forma, os compromissos firmados pela Minerva Foods contribuem para a não comercialização de matéria-prima proveniente de áreas com desmatamento ilegal, grilagem, trabalho análogo ao escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas e quilombolas.
A companhia lidera as iniciativas para combater o desmatamento ilegal e as mudanças climáticas relacionadas à conversão de terras na América do Sul. Nos últimos anos, a companhia intensificou esforços para reduzir sua pegada de carbono, para conter as mudanças climáticas, e promover cada vez mais a produção de carne bovina com baixa emissão de CO2.
A empresa foi pioneira no uso de sistemas de informações geográficas em todos os biomas em que opera no Brasil (Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica), no Paraguai e na Colômbia, monitorando 100% de suas fazendas fornecedoras diretas. Além destes países, a companhia também já avança com o monitoramento em cerca de 90% na Argentina e mais de 20% no Uruguai, com meta de atingir a totalidade em 2030 e 2025, respectivamente.