São Paulo, SP – A Allos divulgou ontem (13) o balanço do terceiro trimestre de 2023, com lucro líquido consolidado de R$ 23,681 milhões, queda de 88,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 473,1 milhões, alta de 14,8% na comparação anual, com aumento de 3,7 pontos percentuais na margem Ebitda, fechando em 74,64%.
O FFO atingiu R$ 281,7 milhões, superando em 4,8% o mesmo período no ano anterior. A variação positiva do indicador é reflexo da consistente melhora do resultado operacional da CCmpanhia, alavancado pela captura de sinergias, e maior eficiência fiscal. Nos últimos 12 meses, o FFO atingiu patamar significativo de R$1,2 bilhão. No acumulado de 2023, o indicador alcançou R$ 791,0 milhões, expandindo 16,9% versus o mesmo período em 2022.
A receita líquida foi de R$641 milhões, um crescimento de 7%, em relação ao 3T22, impulsionado pelos aumentos de 17% em mídia e de 18% em estacionamento. O estacionamento foi impactado tanto por aumento de ticket, quanto por maior fluxo.
O custo médio da dívida foi de 14,3%, o que equivale à taxa de CDI + 0,7%. O patamar alcançado decorre das ações de gestão de passivos realizadas nos últimos trimestres. A
relação Dívida Líquida / EBITDA foi de 2,3x.
O Capex realizado foi de R$78,1 milhões, investidos em manutenção e revitalização de seus shoppings; expansões; e, desenvolvimento de projetos da ALLOSTECH para soluções digitais
A geração operacional de caixa foi de R$ 1,313,5 bilhão nos primeiros nove meses de 2023, o que representa uma conversão de EBITDA em caixa de 94,0%.
As vendas totais chegaram a R$ 9,4 bilhões, alta de 6,2% na comparação anual, sendo o mês de julho o mais forte do período. As vendas /m2 alcançaram R$ 1.704, com variação positiva de 6,1%. O indicador vendas mesmas lojas (SSS) por sua vez, reportou aumento de 3,6%. A diferença da performance de vendas totais e SSS evidencia o sucesso no processo de renovação de mix. As novas lojas apresentaram expansão de 33,9% em relação ao terceiro trimestre de 2022, contribuindo positivamente para o desempenho total do portfólio. Os destaques de performance de vendas foram: Shopping Tamboré (+15,5%), Boulevard Shopping Bauru (+15,0%), Shopping Del Rey (+14,0%), Shopping Estação (+13,3%) e Shopping Estação BH (+12,2%).
A taxa de ocupação foi de 95,7%, permanecendo estável em relação ao segundo trimestre de 2023. Comparada ao mesmo período do ano passado, a ocupação reflete ainda o impacto da recuperação de grandes áreas, devolvidas por lojistas em dificuldades financeiras. A dinâmica de substituição das operações representa uma oportunidade estratégica, com potencial de maior rentabilização dos aluguéis, ao explorar opções como a satelitização dos espaços e qualificação de mix, alinhadas às demandas atuais dos consumidores.
No terceiro trimestre de 2023, a inadimplência líquida foi de 0,6%, representando uma melhora expressiva em relação ao primeiro semestre do ano. A variação do indicador comparado ao mesmo período do ano anterior pode ser, majoritariamente, explicada pelo grande volume de recuperações em 2022.