Mercado de franquias cresce 11,4% no terceiro trimestre

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São Paulo, SP – A Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgada hoje mostrou que o setor de franquias manteve a curva de crescimento e registrou uma alta de 11,4% no seu faturamento no terceiro trimestre deste ano.

O faturamento do setor passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões nesse período, comparado ao mesmo período do ano passado. Frente ao terceiro trimestre de 2021, a variação positiva foi quase três vezes maior, de 32,3%. Em relação a igual período de 2020 (início da pandemia), a receita cresceu ainda mais, 42,6%, e comparada a 2019, a alta foi de 32,8%.

Segundo a ABF, o desempenho é reflexo, principalmente, do acúmulo das melhores práticas e dos aprendizados obtidos nos últimos anos, do avanço da digitalização, da omnicanalidade e da adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades presenciais consolidado e com a melhora de alguns indicadores macroeconômicos como a taxa de empregos. Por outro lado, ressaltou a pesquisa, os desafios como equacionar os compromissos da pandemia, a pressão inflacionária, a dificuldade no acesso a crédito, a complexidade do ambiente de negócios no Brasil e dificuldades na contratação de mão de obra qualificada, no entanto, permanecem.

No acumulado de doze meses, o avanço foi de 13,3% na receita, que saltou de R$ 204,351 bilhões para R$ 231,584 bilhões. Já entre janeiro e setembro deste ano (YTD, na sigla em inglês), o crescimento foi 13,6% superior ao mesmo período de 2022, dados que atestam o bom momento vivido pelo setor. Para a entidade, os indicadores apontam que o setor deve encerrar o ano dentro das projeções realizadas, ou seja, crescimento no faturamento (entre +9,5% e +12%), nas operações (+10%), nas redes (+4%), e no número de empregos (10%). Porém, a ABF está atenta aos cenários internacional e nacional que possam, eventualmente, impactar o setor no quarto trimestre.

Com relação ao movimento de abertura e fechamento de operações, o levantamento indicou que foram inauguradas 4,5% mais unidades frente ao terceiro trimestre do ano passado. O índice de encerramento ficou em 1,7%, resultando num saldo positivo de 2,8%. Já os repasses se mantiveram quase estáveis, com um índice de 0,7% ante 0,9% registrado no segundo trimestre do ano passado. Com isso, houve um acréscimo de 11.990 operações de franquias no país no período pesquisado, totalizando 191.346 unidades.

O número de empregos diretos gerados pelo setor no terceiro trimestre de 2023 foi da ordem de 1,645 milhão de trabalhadores.

Nos meses de julho a setembro, como observado nos trimestres anteriores, o estudo da ABF mostrou que todos os segmentos do franchising cresceram. Entre os Top 5, o maior índice foi de Alimentação – Food Service, com alta de 17,5% na receita nesse período. Entre os fatores principais que explicam este desempenho do segmento estão um significativo aumento no número de marcas e unidades, incremento no faturamento médio por operação, o retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia, além do lançamento de produtos, reformulação e melhorias do cardápio e portfólio.