O setor privado dos Estados Unidos criou 103 mil vagas de trabalho em novembro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.
Analistas esperavam a criação de 128 mil vagas. O número de vagas criadas em outubro foi revisado para 106 mil.
Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 6 mil vagas em novembro. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 71 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, cortaram 3 mil vagas.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – cortou 14 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 117 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas fecharam 15 mil vagas em novembro, as empresas de extração e mineração abriram 5 mil postos de trabalho e o setor de construção fechou 4 mil posições.
“Restaurantes e hotéis foram os maiores criadores de empregos durante a recuperação pós-pandemia, disse Nela Richardson, economista-chefe, ADP. Mas esse impulso ficou para trás, e o retorno à tendência em lazer e a hospitalidade sugere que a economia como um todo verá contratações e crescimento salarial mais moderados em 2024”, conclui.