São Paulo, 19 de fevereiro de 2024 – O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o deputado Danilo Forte (União-CE), disse hoje, em entrevista à Globonews, que a reunião do governo com o Congresso para tratar dos vetos ao orçamento precisa ocorrer o quanto antes, sem especificar prazo. “Vamos viabilizar o quanto antes essa reunião, mas na base do diálogo”, completou.
Na avaliação do deputado, o veto às emendas de comissões é um problema menor e que pode ser resolvido de forma técnica. O maior prejuízo consequente desta decisão seria na relação política do Planalto com o parlamento. “O veto criou um problema na articulação”, disse.
Forte afirmou que a tendência é que se cumpra a lei na questão dos vetos. Para ele, o momento é de buscar equilíbrio na relação entre os Três Poderes. “O diálogo é fundamental na atual situação que o país está passando”, disse, ao ser questionado sobre o impacto das investigações da Polícia Federal em torno de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e o posicionamento da oposição.
Sobre a pauta econômica, Forte disse que o Congresso precisa avançar nas leis complementares para validar a Reforma Tribuitária, aprovada no final do ano passado. O deputado cobrou mais clareza do governo no encaminhamento da questão envolvendo o Perse, cuja manutenção já havia sido acordada. “A desoneração da folha de pagamento teve uma decisão do governo que pegou o Congresso de surpresa”, citou ainda o deputado.
Copyright 2024 – Grupo CMA