São Paulo – A Petz divulgou na noite de ontem (7) o balanço do quarto trimestre de 2023, com lucro líquido ajustado de R$ 19,4 milhões, queda de 22% na comparação com o mesmo período de 2022. No ano passado, o lucro líquido ajustado foi de R$ 77,8 milhões, queda de 28,8% em relação a 2022.
Segundo a companhia, o resultado foi impactado pela redução do resultado financeiro em 2023 vs. 2022 (maior alavancagem em 2023 vs recursos do follow-on no caixa em 2022).
O lucro bruto fechou em R$ 382,1 milhões, alta de 4,5% na comparação anual. Em 2023, o lucro bruto foi de R$ 1,481 bilhão, alta de 9,5% em comparação a 2022, Já a margem bruta foi de 38,8%, baixa de 0,3 p.p. frente a margem registrada no mesmo período de 2022. Em 2023, a margem bruta foi de 39,2%, queda de 1,1 p.p na comparação a 2022.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 66,7 milhões, recuo de 3,5% em relação ao último trimestre de 2022. No ano passado, o Ebitda foi de R$ 267 milhões, alta de 2,9% em relação a 2022.
A margem Ebitda ajustada atingiu 6,8%, queda de 0,6 ponto percentual (p.p.) em relação ao último trimestre de 2022. No ano passado, a margem Ebitda foi de 7,1%, queda de 0,7 p.p em comparação a 2022.
A receita bruta fechou em R$ 983,8 milhões, crescimento de 5,2% na comparação com o mesmo período de 2022. No ano passado, a receita bruta foi de R$ 3,786 bilhões, alta de 12,5% em relação a 2022.
Ao longo do último trimestre de 2023, a companhia inaugurou 10 lojas, sendo 5 fora do Estado de São Paulo e 3 em novas cidades: Botucatu – SP, Santa Maria – RS e Divinópolis – MG. Em 2023, 52% das unidades da Petz estão localizadas fora de São Paulo (vs. 50% no 4T22).
Em 2023, a companhia atingiu um patamar de 30 aberturas em 12 diferentes Unidades Federativas (UFs), cumprindo o guidance de abertura de 30-40 lojas para o ano, fechando o ano com 246 lojas em 23 UFs nas 5 regiões do Brasil. A companhia ressaltou que cerca de 47% das lojas ainda não completaram o terceiro ano de operação (sendo que 12% ainda estão em seu primeiro ano), ou seja, ainda não atingiram todo o seu potencial esperado de faturamento e rentabilidade.
As Despesas Operacionais do Grupo Petz totalizaram R$ 315,3 milhões (+6,3% a/a), representando um patamar de 32,1% sobre a Receita Bruta Grupo Petz (+0,3 p.p. a/a), reflexo de menor alavancagem operacional, além de maiores Despesas com Vendas no período. Esses efeitos foram parcialmente compensados pelos ganhos de eficiência em Despesas Gerais & Administrativas e na linha de Outras Despesas Operacionais.
A companhia 2023 com uma Dívida Líquida de R$ 23,2 milhões, que representa 0,1x EBITDA Ajustado dos últimos 12 meses (vs. -0,3x no mesmo período do ano anterior), reflexo dos recursos levantados com a emissão de debêntures e financiamento de longo prazo ocorridos durante o primeiro semestre de 2023, além de disciplina na aprovação de investimentos e busca contínua por eficiências em capital de giro.
Os Investimentos Totais somaram R$ 73,8 milhões, uma queda de 37,7% a/a. Em linha com nossa estratégia de expansão, R$ 23 milhões foram investidos na construção de novas lojas (-67,5% a/a), dado ao menor ritmo deaberturas em 2023, além da maior eficiência na implantação de novas unidades e redução do capex por loja, dada a menor metragem.