Multiplan apura lucro líquido de R$ 267 milhões no 1º trimestre, alta de 28,9%, base anual

246

São Paulo – A administradora de shopping centers Multiplan obteve lucro líquido de R$ 267 milhões no primeiro trimestre de 2024, valor 28,9% maior em relação a igual período do ano anterior. Segundo a companhia, foi o maior valor já registrado para um primeiro trimestre. Além do aumento do ebitda, o resultado do lucro líquido foi alavancado pela redução de 25,8% da depreciação, de 18,1% das despesas financeiras e de uma alíquota tributária inferior. A margem líquida ficou em 51,0%, um aumento de 706 p.b. em relação ao 1T23.

O lucro líquido de março (12M) totalizou R$ 1 bilhão, um aumento de 34,2% em relação a março de 2023 (12M), refletido em um CAGR1 de 18,0% em um período de cinco anos.

A receita líquida subiu 11% no período e somou R$ 523,6 milhões, na mesma base comparativa.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) do período foi de R$ 390,8 milhões, alta de 9,3% na comparação anual. A margem ebitda, por sua vez, caiu 121 pontos-base, para 74,6%.

No trimestre, as vendas no conceito mesmas lojas, que considera unidades abertas há pelo menos 12 meses, cresceram 8,6%, atribuído ao crescimento anual dos segmentos de alimentação (+13,7%), artigos diversos (+12,9%) e vestuário (+12,9%).

A taxa de ocupação no trimestre alcançou 95,7%, elevação de 102 pb na comparação com o mesmo período de 2023 e queda de 62 pb ante o trimestre anterior devido ao efeito sazonal do primeiro trimestre.

O fluxo de caixa operacional (FFO) da companhia totalizou R$ 327,5 milhões no 1T24, 25,5% acima de um ano antes.

No 1T24, as vendas dos lojistas totalizaram R$5,1 bilhões, o maior valor já registrado para um primeiro trimestre e um aumento de 10,6% vs. o 1T23. Adicionalmente, todos os 20 shoppings da Multiplan registraram aumento de vendas em relação ao 1T23, com seis shoppings apresentando crescimento de vendas acima de 15%. Destaque para o desempenho de vendas de três shoppings: New York City Center, BarraShoppingSul e Shopping SantaÚrsula, cujas vendas superaram o 1T23 em 42,0%, 23,3% e 22,0%, respectivamente.

“A gestão proativa do mix feita pela Multiplan, o aumento gradativo da taxa de ocupação e os 321 eventos realizados nos shoppings são alguns dos catalisadores do crescimento das vendas no trimestre”, comentou a companhia.

No 1T24, o Resultado Operacional Líquido (NOI) da companhia totalizou R$419,1 milhões, um aumento de 4,1% em relação ao 1T23, um recorde para um primeiro trimestre, beneficiado por um aumento de 6,9% na receita de estacionamento, devido, principalmente, ao crescimento do fluxo de veículos (+7,1% vs. 1T23) e aos ajustes nas tarifas de estacionamento registrados em fev/23, além do crescimento de 1,1% na receita de locação. Adicionalmente, a margem NOI de 90,7% foi a maior para um primeiro trimestre desde o 1T20, devido, principalmente, à redução de 5,8% nas despesas de propriedades.