São Paulo, SP – A Vale informou que concluiu a transação de aproximadamente US$ 2,5 bilhões com a Manara Minerals, uma joint venture entre a Ma’aden e o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, sob a qual a Manara Minerals irá adquirir 10% da Vale Base Metals Limited (VBM).
Segundo o comunicado, a parceria irá acelerar a geração de valor dos ativos e projetos de primeira linha que a VBM tem em seu portfólio, permitindo que a VBM suporte a transição
energética global a um ritmo mais rápido e em grande escala nas principais jurisdições para minerais críticos onde opera. Nos próximos dez anos, a VBM deverá investir em novos projetos no Brasil, Canadá e Indonésia, buscando um aumento significativo na produção de cobre de 350kt/ano para 900kt/ano e na produção de níquel de 175kt/ano para 300kt/ano.
Em julho de 2023, a Vale também anunciou um acordo de parceria estratégica com a Engine No. 1, sob o qual a empresa de investimentos com sede nos EUA deteria uma participação acionária de 3% na VBM. Conforme o avanço das negociações nos últimos meses, ambas as partes concordaram em não seguir com os termos e condições previamente acordados, mas permanecem abertas a futuras parcerias. A Engine No. 1 é um parceiro estimado, cujo compromisso com a criação de infraestrutura sustentável e cadeias de suprimentos é complementar à missão da Vale como fornecedora responsável de materiais críticos.
Para o presidente do Conselho da VBM, Mark Cutifani, a parceria será fundamental para destravar valor operacional e financeiro do portfólio de ativos de alta qualidade da companhia e posicioná-la como a empresa líder em materiais de transição energética. O executivo afirmou que está ansioso para uma potencial cooperação futura com a Engine No. 1.”