Estamos preparados para cortar juros, mas política restritiva deve continuar, diz Lane

294

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, em entrevista ao jornal Financial Times publicada hoje (27), disse que o banco está preparado para reduzir as taxas de juros no próximo mês, mas a política deve permanecer restritiva este ano, pois o crescimento salarial não se normalizará até 2026.

“Salvo grandes surpresas, neste momento há o suficiente no que vemos para remover o nível mais alto de restrição”, disse Lane. “A melhor maneira de enquadrar o debate este ano é que ainda precisamos ser restritivos durante todo o ano”, acrescentou. “Mas dentro da zona de restrição podemos reduzir um pouco.”

Embora Lane não tenha comentado explicitamente sobre a reunião de política monetária de julho, vários formuladores de políticas, incluindo a colega Isabel Schnabel, já afirmaram que um segundo passo não deve ocorrer tão cedo.

“Precisamos ver mais progresso [na inflação] antes de passarmos de manter a fase restritiva para pensar em normalização”, acrescentou Lane.

Lane enfatizou que os formuladores de políticas do BCE precisam manter as taxas em território restritivo este ano para garantir que a inflação continue diminuindo e não fique acima da meta do banco, o que “seria muito problemático e provavelmente bastante doloroso para eliminar”.