São Paulo – As ações da Petrobras operam em alta após a primeira entrevista da nova presidente da companhia, Magda Chambriard, na noite de ontem (27). Às 13h07 (horário de Brasília), as ordinárias PETR3 subiam 2,29%, a R$ 39,59, e as preferenciais PETR4 avançavam 3,29%, a R$ 38,23.
Magda disse que a demanda que ela recebeu do presidente Lula é de “ele tem grande carinho pela Petrobras” e que gostaria que ela gerisse a empresa “com respeito à sociedade brasileira.” Ela também disse que ainda está conhecendo a diretoria e que vai avaliar quem vai continuar ou não de acordo com o “perfil”.
Ela também destacou que a companhia vai focar em esforço exploratório, garantir o abastecimento do mercado interno e garantir a substituição de reservas, no qual a exploração na Margem Equatorial está dentro desse contexto. O executiva informou que o pré-sal atingirá o pico de produção em 2030 e que alcançar novas reservas é essencial para a continuidade da companhia no longo prazo.
Chambriard também defendeu as energias renováveis e refutou que elas deem prejuízo. “A gente tem tradição nesse ramo (energia limpa), nossa matriz é renovável. Refuto que a energia renovável dê prejuízo, o mundo quer isso”, disse Chambriard.
Os analistas do BTG Pactual disseram que estão ansiosos para ver os próximos passos da nova presidente mas que até agora tem poucas evidências de que o seu mandato não seguirá a lógica econômica dos negócios da companhia ou que poderá minar a governança corporativa conquistada nos últimos anos. Eles destacaram a fala dela na entrwevista: “uma coisa que tenho certeza é que esta empresa será muito lucrativa”.
“Continuamos compradores na Petrobras. Mesmo assumindo potenciais fusões e aquisições e nenhum pagamento de dividendos (um cenário que parece improvável), rendimentos de dividendos de 11% em 2024 e 2025 continuam a acomodar os riscos da tese de investimento”, comenta o BTG, em relatório.
A Levante Ideias de Investimentos destacou que a nova CEO informou que a empresa vai respeitar a lógica empresarial, buscando o lucro e atendendo os interesses tanto dos acionistas públicos quanto dos privados. “A empresa deve seguir distribuindo dividendos, que é um dos temas de maior curiosidade dos investidores com relação à nova gestão”, comentou a corretora, em análise sobre a entrevista.
De acordo com a Levante, a nova CEO terá foco em “destravar as novas fronteiras exploratórias”, sendo a principal delas a Margem Equatorial que tem reserva “relevante” e que ainda está em estágio inicial de pesquisas para a exploração. A corretora lembra que o investimento enfrenta barreiras junto ao Ibama, mas a intenção de Magda é tornar o debate público para conseguir agilizar o processo.
“De maneira geral as primeiras declarações da nova mandatária da Petrobras não demonstram grandes alterações nos rumos da companhia, Magda destacou por várias vezes que pretende entregar uma empresa lucrativa aos acionistas e com isso que o pagamento de proventos seria algo natural”, finalizou a Levante.
A Guide comenta que, em sua primeira entrevista como presidente da Petrobras, Magda Chambriard esclareceu alguns aspectos importantes de sua futura gestão. “Ela enfatizou que a empresa estatal deve ser lucrativa e atender aos interesses tanto dos acionistas majoritários quanto dos minoritários. Além disso, Chambriard assegurou que os preços dos combustíveis seguirão a política de preços abrasileirada. Por fim, ela reiterou que os dividendos continuarão a ser distribuídos, desde que haja lucros.”
Com isso, a Guide avalia que o impacto da entrevista é neutro. “De fato, nada de novo foi adicionado nessa entrevista. Continuamos com nossa visão que investimentos devem aumentar, dividendos devem diminuir e política de preço dos combustíveis se manterá inalterada.”