Trump afirma que não vai retirar sanções econômicas ao Irã

801

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não vai retirar as sanções ao Irã, após o presidente do país, Hassan Rouhani, afirmar que está aberto a negociações se as restrições econômicas forem suspensas.

“O Irã quer que eu retire as sanções impostas a eles para fazer reunião. Eu disse, claro, não!”, afirmou Trump, em uma mensagem no Twitter.

Ontem, em coletiva de imprensa, Rouhani disse que está disposto a negociar com o Ocidente, se os Estados Unidos suspenderem suas sanções contra o Irã. Washington impôs duras sanções a Teerã desde que se retirou do acordo nuclear em maio de 2018.

Um ano após a retirada dos Estados Unidos do acordo, o Irã suspendeu parte de seus compromissos, ao exceder as reservas permitidas de urânio enriquecido, entre outras medidas. O Irã tem alertado que continuará a suspender seus compromissos enquanto as sanções estiverem em vigor.

Na tentativa de salvar o acordo nuclear de 2015, líderes europeus, em especial o presidente da França, Emmanuel Macron, têm se oferecido para mediar um diálogo entre Trump e Rouhani. A expectativa era de que eles se encontrariam esta semana durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o que não aconteceu.

Em seu discurso à Assembleia Geral, Trump disse que “enquanto o comportamento malicioso do Irã continuar, as sanções não serão suspensas, serão endurecidas”. Os Estados Unidos acusaram o Irã de terem atacado instalações petrolíferas da Arábia Saudita em 14 de setembro.