São Paulo, SP – A Klabin informou que seu Conselho de Administração aprovou o
Projeto de modernização da unidade de Monte Alegre, no Paraná. O projeto se refere à instalação de uma nova caldeira de recuperação com tecnologia de ponta e capacidade semelhante à caldeira de recuperação atual, a qual será descontinuada. A caldeira, equipamento essencial em uma planta de papel e celulose, é responsável pela recuperação dos químicos utilizados no cozimento da madeira e pela produção de vapor a partir do processamento do licor negro.
O investimento totaliza R$ 1,663 bilhão, incluindo cerca de R$ 180 milhões de impostos
recuperáveis, entre os anos de 2024 e 2027. Este montante está contemplado nas estimativas de investimentos publicadas em 20 de dezembro de 2023. O start-up está previsto para o quarto trimestre de 2026.
“Esta modernização visa assegurar a continuidade operacional da unidade de Monte Alegre, a maior produtora de papel-cartão do Brasil, além de proporcionar maior eficiência, competitividade e sustentabilidade. Dentre os benefícios, destaca-se a redução da emissão de gases de efeito estufa alinhada com os objetivos Klabin de desenvolvimento sustentável (KODS)”, explicou o comunicado.