Agenda com o presidente amanhã será exclusivamente fiscal, segundo Haddad

229

São Paulo, 2 de julho de 2024 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na manhã de hoje que estão previstas reuniões nesta semana com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para tratar da questão fiscal e da dívida dos Estados. Ele negou que o tema câmbio esteja na pauta.

“Nossa agenda com o presidente amanhã será exclusivamente fiscal. Não trataremos sobre IOF sobre câmbio, não sei de onde saiu esse rumor”, afirmou, em entrevista a jornalistas. “”Apresentaremos propostas para o cumprimento do arcabouço até 2026. Estamos trabalhando há 60 dias no orçamento , não quero definir data.”

Na avaliação de Haddad, o melhor a fazer para conter o dólar é acertar a comunicação, tanto em relação à autonomia do Banco Central, como o presidente fez hoje de manhã, quanto em relação à rigidez em relação ao cumprimento do arcabouço fiscal.”

Em relação à negociação da dívida dos Estados, o ministro disse que há uma reunião prevista para essa semana. “Estamos conversando com o Senado, a reunião já avançou com o presidente Pacheco. Avançamos nos critérios, o processo está adiantado. O indexador vai continuar sendo o IPCA”, comentou.

Nesta segunda-feira, o ministro recebeu a 2a comissão da regulamentação da reforma tributária e disse que “todos estão bastante otimistas com o calendário e a qualidade do texto e que estão confiantes de que o Congresso certamente apresentará aperfeiçoamentos.”

Em relação à tramitação da Reforma Tributária, Haddad disse que o governo já enviou o seu projeto de lei com a definição da cesta básica e que amanhã serão apresentados os relatórios dos dois grupos para apreciação no plenário das duas casas.