RADAR DO DIA: Atenção a falas de Haddad e Lula sobre fiscal e indicadores da economia norte-americana

169

São Paulo – Nesta quarta-feira, os investidores ainda digerem as falas do presidente Lula em entrevista à TV Record, na véspera, em que falou sobre o cumprimento das metas fiscais do País. Os traders também precificam os dados de produção e vendas da mineradora Vale, que apresentou seus números do desempenho operacional do segundo trimestre, após o fechamento do mercado de ontem, com aumento anual de 2,4% na produção de minério de ferro no período.

O mercado também segue em compasso de espera de uma resolução do processo que trata da desoneração de impostos sobre a folha de pagamento. Ontem, o Supremo Tribunal Federal estendeu até 11 de setembro a suspensão do processo, atendendo pedido do Senado. Enquanto isso, acompanha possíveis falas de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se reúnem nesta manhã com o ministro da Defesa, José Mucio.

Na agenda de indicadores, às 8h, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) apresentou o Indice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de julho, que apresentou aumento de 0,45%. Às 14h30, será divulgado o fluxo cambial semanal.

Nos Estados Unidos, saem os dados de construção de novas moradias nos Estados Unidos em junho, às 9h30; de produção industrial em junho, às 10h15, pelo Federal Reserve (o banco central norte-americano); de estoques de petróleo, às 11h30; o Livro Bege, às 15h; e o balanço da Johnson&Johnson.

No âmbito corporativo, as vendas de minério de ferro da Vale subiram 7,3% no segundo trimestre do ano, na comparação anual, totalizando 79,792 milhões de toneladas. “O desempenho robusto das vendas no trimestre foi suportado por fortes embarques, bem como a venda de estoques de períodos anteriores. A participação de vendas de produtos alta sílica no mix continuaram a aumentar em linha com a nossa estratégia tática de criação de valor, considerando as condições de mercado”, segundo consta no relatório da companhia. A produção de minério de ferro da Vale subiu 2,4% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, suportado pela performance robusta do S11D e Vargem Grande, para 80,598 milhões de toneladas. “O desempenho deste trimestre reforça a nossa confiança em atingir o limite superior de guidance de produção para 2024”, segundo relatório da mineradora.

O conselho de administração da Natura aprovou a recomposição do Comitê de Auditoria, de Gestão de Riscos e de Finanças. Carla Schmitzberger assume a posição de membro do Comitê em substituição a Andrew George McMaster.

A Klabin informa que fechou operação na qual adquiriu, por meio de controladas da companhia, o Projeto Caetê, referente a 100% do capital social da Arauco Florestal Arapoti S.A. (AFA) e da Arauco Forest Brasil S.A. (AFB) e, indiretamente, 49% do capital social da Florestal Vale do Corisco S.A. (VdC) e 100% da Empreendimentos Florestais Santa Cruz Ltda. (SC). A conclusão da Operação foi efetivada após a verificação das condições suspensivas acordadas, inclusive a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O conselho de administração da Azul aprovou a contratação da empresa de auditoria independente Grant Thornton Brasil para auditar as demonstrações financeiras da companhia relativas ao exercício de 2024, substituindo a Ernst & Young.