Por Julio Viana
São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a falta de cortes maiores na taxa básica de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) afetou negativamente o setor industrial norte-americano, resultando no baixo índice do Instituto de Gerência e Oferta (ISM, na sigla em inglês) divulgado hoje.
“Como eu previ, Jay Powell [o presidente do Fed] e o Fed permitiram que o dólar ficasse tão forte, especialmente em relação a todas às outras moedas, que nossas indústrias estão sendo negativamente afetadas”, escreveu Trump em mensagem no Twitter.
“A taxa do Fed está alta demais. Eles são seus próprios inimigos, não têm noção nenhuma. Patético!”, concluiu o presidente.
O índice ISM, que mede a atividade industrial do país, veio mais baixo do que o esperado: caiu para 47,8 pontos em setembro, de 49,1 pontos em agosto. Analistas previam uma alta para 50,2 pontos.
Na leitura do indicador, números acima de 50 indicam expansão da atividade, enquanto números menores sugerem contração. O nível atingido em setembro é o mais baixo já registrado desde junho de 2009, o que preocupa o mercado diante de expectativas de uma recessão próxima.