Se a economia dos EUA se deteriorar, o banco vai corrigir, diz Goolsbee

160
Austan Goolsbee, presidente do Fed Chicago | Foto: Federal Reserve of Chicago

O presidente do Fed Chicago, Austan Goolsbee, disse hoje à emissora CNBC que o banco central reagiria a sinais de fraqueza na economia e indicou que as taxas de juros poderiam estar excessivamente restritivas no momento.

Ao ser perguntado sobre se a fraqueza no mercado de trabalho e no setor manufatureiro poderia levar a uma resposta do Fed, Goolsbee não se comprometeu com um curso de ação específico, mas afirmou que não faz sentido manter uma postura política “restritiva” se a economia estiver enfraquecendo.

“O trabalho do Fed é muito direto: maximizar o emprego, estabilizar os preços e manter a estabilidade financeira. É isso que vamos fazer”, disse em uma entrevista no programa “Squawk Box” da CNBC. “Estamos pensando no futuro. Então, se as condições coletivas começarem a se apresentar dessa forma, se houver deterioração em qualquer uma dessas partes, vamos corrigir isso”.

“Os números de emprego vieram mais fracos do que o esperado, mas ainda não parecem indicar uma recessão”, disse ele. “Eu realmente acho que você deve olhar para onde a economia está indo para tomar as decisões”.

Ele também afirmou, no entanto, que a política do Fed está restritiva agora, uma posição que deve ser adotada apenas se a economia parecer estar superaquecendo. O banco central manteve sua taxa de referência em uma faixa entre 5,25% e 5,5% desde julho de 2023, o nível mais alto em cerca de 23 anos.

“Deveríamos reduzir a restritividade? Não vou amarrar nossas mãos sobre o que deve acontecer daqui para frente, pois ainda teremos mais informações. Mas se não estamos superaquecendo, não deveríamos estar apertando ou sendo restritivos em termos reais”, disse ele.

Os formuladores de políticas têm se concentrado no juro “real”, que é a taxa de referência do Fed menos a taxa de inflação. À medida que a inflação diminui, a taxa real aumenta a menos que o Fed opte por cortar. A taxa real agora está em torno de 2,73%; os membros do Fed avaliam que a taxa real de longo prazo está mais próxima de 0,5%.

Os mercados esperam que o Fed adote um modo de afrouxamento agressivo, começando em setembro com um corte de 0,5 ponto percentual, que já está totalmente precificado conforme medido pelos contratos futuros de fundos federais de 30 dias. Os traders esperam que o Fed reduza a taxa de fundos em 1,25-1,5 pontos percentuais até o final do ano, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.