Mandato do BC é controlar a inflação, diz Haddad

207

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em uma rápida interação com os jornalistas no gabinete do ministério em São Paulo, fez comentários sobre o IPCA de julho, que subiu 0,38%, ante previsão de 0,34%.

“O BC tem mandato para cuidar da inflação. Nós estamos acompanhando, tomando as medidas necessárias. O dólar teve uma queda significativa dos últimos dias e esperamos que esses números convirjam para patamares inferiores”, afirmou.

O ministro disse que é necessário ter calma para analisar estes números. “Nós esperávamos isso em função do que tá acontecendo no mundo. Vamos acompanhar com calma, tem muita coisa para acontecer esse ano ainda sobretudo no cenário internacional”.

Haddad falou também sobre declarações do diretor de política monetária do BC, Gabriel Galípolo, em evento que aconteceu ontem, sobre metas de inflação. “Os juros de hoje afetam a inflação em 2026, você não vai corrigir a inflação de 2024 aumentando o juro hoje. É preciso ver a trajetória da inflação ao longo dos meses para saber qual é o remédio adequado para conter eventual aumento de preços. Tivemos boas notícias em relação a cesta básica e ao preço dos alimentos. Temos que acompanhar sem ansiedade e tomar as medidas necessárias para o Brasil continuar crescendo, com inflação em queda e a renda do trabalhador continuar subindo”.