Lula indica Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central

215

São Paulo – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na tarde de hoje a indicação do economista Gabriel Galípolo, 42 anos, para a presidência do Banco Central (BC). Galípolo, é diretor de Política Monetária na autoridade monetária.

“Hoje o presidente está encaminhando ao Senado Federal o indicado para presidente do Banco Central”, disse Haddad a jornalistas. “E também vamos começar a trabalhar os três nomes que vão compor a diretoria até o final do ano”, acrescentou.

Galípolo, que estava ao lado de Haddad, disse que não iria se manifestar por respeitar o processo de nomeação. Ele está no cargo de diretor do BC desde 12 de julho de 2023 e substituirá Roberto Campos Neto, que está no comando do BC desde 28 de fevereiro de 2019. Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com o anúncio, o indicado por Lula será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Em seguida, precisa ter seu nome aprovado pelo plenário da Casa. A votação é secreta. 

Sobre a sabatina, Haddad disse que Lula conversou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para avaliar datas, mas disse que a agenda cabe à Casa.