Demanda por petróleo em 2024 é revisada para baixo, para 2 mi bpd, segundo Opep

216

O relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), divulgado hoje mais cedo, traz uma revisão para baixo da demanda prevista da commodity em 2024. A previsão do cartel é de um crescimento de 2,03 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), de 2,11 milhões de bpd da previsão anterior. Para 2025, a previsão também foi revisada para baixo, de 1,78 milhão de bpd para 1,74 milhão de bpd.

“A previsão de crescimento da demanda mundial de petróleo para 2024 foi ligeiramente revisada para baixo, com uma redução de 80 mil barris por dia (tb/d) em relação à avaliação do mês anterior, principalmente para refletir os dados recebidos até o momento”, diz um trecho do relatório.

A demanda entre os países que não são membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como China, India e Oriente Médio deve ficar em 1,6 milhão de bpd. Já entre os membros do grupo, a previsão de aumento de demanda será de 100 mil bpd.

Já o aumento da oferta da commodity dos países que não fazem parte da Opep se manterá em 1,2 milhão de bpd, tendo como maiores contribuidores os Estados Unidos, Brasil e Canadá. A previsão de aumento da oferta em 2025 se manteve inalterada em 1,1 milhão de bpd.

Por outro lado, a produção de petróleo bruto pelos países participantes do cartel diminuiu em 304 mil bpd em agosto, em comparação com o mês anterior, com uma média de cerca de 40,66 milhões de bpd.