São Paulo, 20 de setembro de 2024 – A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou os ratings de inadimplência do emissor de longo prazo em moedas estrangeira e local da Embraer para ‘BBB-‘, de ‘BB+’, o que classifica a fabricante na categoria de “grau de investimento”. A perspectiva do rating é estável.
A agência também afirmou seu Rating Nacional em ‘AAA (bra)’. A Fitch também elevou as notas sem garantia da Embraer Netherlands Finance BV para ‘BBB-‘, de ‘BB+’.
“A melhoria da produção, do perfil de entrega e da lucratividade da Embraer, combinada com a redução da dívida bruta, estão levando as métricas de crédito a níveis mais proporcionais a uma classificação ‘BBB-‘. A Fitch prevê que os índices de alavancagem total e líquida consolidados da Embraer tenderão a cair para 4,0 vezes e 0,9 vezes no final de 2024 e 3,5 vezes e 0,7 vezes até 2025, respectivamente”, comentou a agência, em nota.
A Fitch disse que os ratings da Embraer “refletem suas posições competitivas nos mercados de jatos comerciais e executivos; carteira de pedidos de US$ 21,1 bilhões; e diversificação do portfólio de produtos que inclui programas de defesa e operações sólidas em seu segmento de serviços e suporte.”
“A robusta liquidez da Embraer (mantida principalmente fora do Brasil), a grande receita de exportação e algum fluxo de caixa operacional offshore sustentam ainda mais seus ratings”, acrescentou a Fitch.