Vinci Highways vence BTG, CCR e Nova BR-040 no leilão da Rota dos Cristais

62
Foto: Divulgação/DNIT

São Paulo, 26 de setembro de 2024 – A empresa Vinci Highways SAS, representada pela corretora Planner, arrematou o leilão de concessão da BR-040, a ‘Rota dos Cristais’, com uma proposta de desconto de 14,32% para o valor do pedágio. A concorrência foi realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes, nesta quinta-feira (26), na B3 em São Paulo (SP).

A empresa venceu o leilão por ter apresentado o maior desconto ou seja, o menor valor para a tarifa. O prazo de concessão será de 30 anos.

Além da Vinci Highways, concorreram o fundo BTG Pactual Infraestrutura 3 (que ofereceu um desconto de 7,50%); o consórcio Nova BR-040 (desconto de 9,09%); e a CCR SA (desconto de 1,75%).

“A conquista da Rota dos Cristais é um passo importante em nossa expansão do País. Nossa história começou em 2026 com a conquista do leilão de Salvador, em leilão aqui na B3”, disse o diretor executivo da empresa.

Sobre o leilão da Rota dos Cristais

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizaram, nesta quinta-feira (26/9), o leilão da concessão da BR-040/GO/MG, conhecida como Rota dos Cristais, trecho rodoviário que conecta o Centro-Oeste aos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, desempenhando um papel estratégico no escoamento de produtos e na mobilidade entre as regiões.

A concessão da BR-040/GO/MG possui uma extensão total de 594,8 km e contempla o trecho entre Cristalina, em Goiás, e Belo Horizonte, capital mineira. Denominada Rota dos Cristais, essa rodovia abrange dois importantes estados brasileiros e sua modernização é considerada essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

A outorga será concedida à empresa que apresentar a menor tarifa de pedágio. O contrato tem duração de 30 anos e os investimentos previstos alcançam a cifra de R$ 12 bilhões, somando obras de infraestrutura e custos operacionais ao longo do período de concessão.

Entre as principais melhorias previstas no projeto estão: Duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário Construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais Instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna Implementação de dois pontos de parada de descanso, beneficiando motoristas de longa distância.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, com a conclusão deste leilão, a BR-040/GO/MG ganhará uma nova fase de desenvolvimento, oferecendo uma rodovia mais segura, moderna e eficiente para motoristas e empresas, além de fortalecer a economia local e regional ao longo dos próximos 30 anos. “Essas obras têm o potencial de beneficiar diretamente mais de 4,2 milhões de pessoas, gerando um impacto positivo na qualidade de vida e na segurança viária, um compromisso nosso para com os usuários”, disse Vitale.

Benefícios econômicos e geração de empregos

O projeto da Rota dos Cristais também prevê a criação de 91,1 mil empregos, diretos, indiretos e efeito-renda, ao longo da concessão, além de um significativo incremento na economia das cidades ao longo da rodovia.

Entre os municípios diretamente beneficiados estão Cristalina, em Goiás, e, em Minas Gerais, Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, Sete Lagoas, além da própria capital, Belo Horizonte.

O sistema de pedágio também contará com o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e o pagamento automático via tags para motoristas que utilizarem o mesmo trecho repetidamente, trazendo benefícios financeiros para aqueles que transitam pela rodovia de forma rotineira, como trabalhadores que moram e trabalham em cidades vizinhas.

Investimentos e custos operacionais

A concessão prevê investimentos robustos: CAPEX (investimento em infraestrutura): R$ 6,4 bilhões. OPEX (custos operacionais): R$ 5,6 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. Esses valores refletem a abrangência das melhorias planejadas, que vão desde a recuperação e manutenção da rodovia até a expansão de sua capacidade, visando garantir um alto nível de serviço e segurança para os usuários.

Transparência e participação social – Os estudos técnicos que fundamentam a concessão da BR-040/GO/MG foram amplamente discutidos com a sociedade, demonstrando o compromisso da ANTT e do governo federal em ouvir a população e garantir que as melhorias atendam às necessidades da região. O projeto também foi submetido ao Tribunal de Contas da União (TCU), garantindo sua viabilidade e conformidade com as melhores práticas de governança pública.

Ministro reitera meta de fazer 35 leilões no governo Lula; sexto será em 31/out

O ministro dos Transportes, Renan Filho, em discurso no leilão da Rota dos Cristais, nesta quinta-feira, na B3, disse que no dia 31 de outubro será feito o sexto leilão promovido pela pasta, da Rota Zebu, de concessão da rodovia BR-262, em Minas Gerais, o que coloca o atual governo no mesmo patamar do anterior. Ele adiantou ainda que outros cinco leilões serão feitos em dezembro e reiterou a marca de 35 leilões em quatro anos.

“Ou seja, o pipeline dos leilões saiu do papel, já está na rua, e no primeiro semestre do ano que vem a gente espera fazer cinco novos leilões para atingirmos a marca de 35 novos leilões nos quatro anos do governo Lula”, disse o ministro dos Transportes, que aproveitou o espaço para convidar os representantes de concessionárias presentes para participar dos próximos leilões. “A construção que estamos fazendo para estruturar os leilões é coletiva, estamos ouvindo o mercado e os estados”, acrescentou.

Segundo o ministro, em dezembro, estão previstos leilões nos dias 5/12, para conceder a concessão da Rota da Celulose (BR-262), a BR-267 e três rodovias estaduais do Mato Grosso do Sul (MS-040, MS-338 e MS-395); 12/12, do lote 3 das rodovias integradas do Paraná e a Rota Verde (BR-060 e BR-452, ligação de Goiânia a Itumbiara, em Goiás); 19/12, do lote 6 das rodovias integradas do Paraná e o primeiro leilão da ponte de São Borja, que liga o Brasil à Argentina; e no dia 25/12, a relicitação da Concer (BR-040 e BR-495), que liga o Rio de Janeiro (RJ) à Juiz de Fora (MG), “que está com obras paradas há anos”, segundo Renan Filho.

No primeiro semestre de 2025, o ministério dos Transportes realizará os leilões das rodovias: Rota Agronorte (BR-364), ligação entre Porto Velho e Vilhena, em Rondônia; Rota Agro (BR-060 e 364), de Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT); Rota Agrocentral (BR-070/174/3640, de Vilhena (MT) até Cuiabá (RO); e dos Lotes 4 e 5 do Paraná. “O Paraná terá os seis lotes de rodovias leiloados com um capex estimado em R$ 50 bilhões”, disse o ministro.

O ministro também mencionou que o governo quer reestruturar 14 contratos de concessão antigos, “para que eles voltem a performar” e citou a aprovação da otimização da Eco 101 (BR 101), no Espírito Santo, na quarta-feira (25), no Tribunal de Contas da União. “Trinta e cinco leilões mais 14 contratos voltando a fazer investimentos, serão 49 contratos performando no Brasil para melhorar a infraestrutura, isso vai ser uma revolução. Teremos contratos mais modernos e que permitem solução dos conflitos que verificamos no passado.”