Opep se reúne e decide manter cortes na produção de petróleo até dezembro

227
Opep
Sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), em Viena. Foto: Divulgação/ Opep

A reunião do Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial (JMMC) da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que terminou no final da manhã, os membros não fizeram recomendações para alterar o acordo de produção de petróleo bruto. Assim, o aumento na produção da commodity deve começar a partir de dezembro.

A Opep+ (que inclui aliados como a Rússia) está cortando a produção em um total de 5,86 milhões de barris por dia (bpd), ou cerca de 5,7% da demanda global, em uma série de medidas acordadas desde o final de 2022.

Ela planeja um aumento de 180.000 bpd em dezembro, como parte de uma redução gradual de sua mais recente série de cortes voluntários durante 2025. O aumento foi adiado de outubro após a queda dos preços.

Durante a reunião, o Iraque, o Cazaquistão e a Rússia confirmaram que vão manter o compromisso de compensar o excesso de produção durante o restante do período do acordo.

“O JMMC enfatizou a importância crítica de alcançar plena conformidade e compensação. Ele continuará monitorando a adesão aos ajustes de produção acordados na 37 Reunião Ministerial da Opep e não-Opep realizada em 2 de junho de 2024. O Comitê também continuará a monitorar os ajustes voluntários adicionais de produção anunciados por alguns países participantes da Opep e não-Opep, conforme acordado na 52 JMMC realizada em 1º de fevereiro de 2024”, diz um trecho da nota do cartel.

Além disso, o Comitê avaliará continuamente as condições do mercado. A próxima reunião do JMMC (57) está marcada para 1º de dezembro de 2024.