O índice de confiança dos analistas financeiros e investidores na economia da Alemanha subiu para 13,1 pontos em outubro, 9,5 pontos acima do mês anterior, segundo dados do instituto de pesquisas Zentrum für Europaische Wirtschaftsforschung (Zew). A previsão era de 10 pontos.
O indicador correspondente caiu 2,4 pontos para um novo valor de -86,9 pontos.
Na zona do euro, o índice de confiança dos analistas financeiros e investidores na economia subiu 10,8 pontos em outubro ante setembro, para 20,1 pontos. A avaliação da situação econômica do bloco caiu 0,4 pontos para -40,8 pontos.
“Partindo de uma avaliação muito negativa da situação atual, o sentimento econômico para a Alemanha aumentou na pesquisa mais recente. Fatores que contribuem incluem a expectativa de taxas de inflação estáveis e a perspectiva associada de novos cortes nas taxas de juros pelo Banco Central Europeu (BCE). Sinais positivos também vêm dos mercados de exportação da Alemanha. As expectativas econômicas para a zona do euro, os Estados Unidos e a China também melhoraram significativamente. O otimismo crescente em relação à China provavelmente está relacionado às medidas de estímulo econômico do governo chinês. Esses desenvolvimentos provavelmente também contribuíram para o aumento das expectativas econômicas para a Alemanha”, comenta o presidente do ZEW, Professor Achim Wambach, sobre os resultados da pesquisa.