Banco Central da China reduz taxas de juros para 3,1% e 3,6%

124
PBoC, o Banco Central da China | Foto: Bert van Dijk

O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) decidiu reduzir duas de suas principais taxas de juros na reunião de ontem (20). A LPR (loan prime rate) de um ano caiu de 3,35% para 3,1%. Já a de mais de cinco anos caiu de 3,85% para 3,6%.

“Sob a autorização do Banco Popular da China (PBoC), o Centro Nacional de Financiamento Interbancário (NIFC) anunciou a Taxa Prime de Empréstimo (LPR) em 21 de outubro de 2024, conforme segue: a LPR de um ano é de 3,1% e a LPR de mais de cinco anos é de 3,6%. As taxas são válidas até o próximo anúncio”, diz o comunicado oficial do banco.

“As reduções de hoje nas Taxas Prime de Empréstimo (LPR) de um ano e cinco anos dão continuidade aos esforços do PBoC para apoiar a economia. Esperamos mais flexibilização nos próximos trimestres, mas é improvável que isso aumente significativamente a demanda por empréstimos. Uma recuperação significativa no crescimento econômico exigiria uma resposta fiscal mais ampla”, afirma Zichun Huang, economista para a China da Capital Economics.