“Os riscos para o mercado de trabalho aumentaram”, diz Lorie Logan

218

 

A presidente do Fed Dallas disse hoje durante um discurso em uma conferência sobre  Segurança Industrial e Mercados Financeiros  que os riscos para o mercado de trabalho aumentaram. Segundo ela, este é um dos pontos principais que se destacam no atual quadro econômico e financeiro. “Dois pontos principais se destacam para mim no atual quadro econômico e financeiro. Primeiro, a economia é forte e estável. Mas, segundo, incertezas significativas permanecem na perspectiva. Os riscos negativos para o mercado de trabalho aumentaram, equilibrados contra os riscos positivos, agora menores, mas ainda reais, para a inflação. E muitos desses riscos são complexos de avaliar e medir”. 

 

Apesar disso, a economia dos Estados Unidos criou 254 mil vagas de trabalho em setembro e a taxa de desemprego caiu para 4,1%, abaixo dos 4,2% registrados em agosto. O número de criação de vagas veio acima da projeção dos analistas, que esperavam 130,2 mil novos postos de trabalho. A taxa de desemprego veio abaixo das expectativas do mercado.

 

“Uma política menos restritiva ajudará a evitar um esfriamento excessivo do mercado de trabalho, mais do que o necessário para trazer a inflação de volta à meta de maneira sustentável e oportuna. A estratégia de política apropriada depende de o caminho à frente estar claro ou incerto”, disse Logan, ressaltando a importância da análise precisa e abrangente dos dados econômicos. 

 

Logan também defendeu a estratégia de “reduzir gradualmente a taxa de política monetária para um nível mais normal”, o que, segundo ela, “pode ajudar a gerenciar os riscos e atingir nossas metas”. No entanto, vários choques podem influenciar como será esse caminho para a normalidade, quão rápido a política deve se mover e onde as taxas devem se estabilizar. Na opinião de Logan, o “#FOMC# precisará permanecer ágil e disposto a se ajustar, se apropriado”.