Banco central do Japão mantém taxa de juros em 0,25%

136
Sede do Banco do Japão / Foto: Banco do Japão

O Banco do Japão (BoJ) manteve sua taxa de juros em 0,25% na decisão (que foi unânime) de sua política monetária, divulgada hoje de madrugada.

“Na Reunião de Política Monetária realizada hoje, o Comitê de Política do Banco do Japão decidiu, por votação unânime, estabelecer a seguinte diretriz para as operações no mercado monetário no período entre reuniões. O Banco incentivará que a taxa de juros para operações de um dia sem garantia permaneça em torno de 0,25%”, diz o comunicado do banco.

“O Banco do Japão manteve sua postura rígida ao manter a política monetária inalterada na reunião de hoje, e ainda esperamos um aumento da taxa para 0,5% na próxima reunião em dezembro. Não foi surpresa que o Banco tenha deixado sua taxa de juros inalterada em 0,25% e mantido suas previsões de inflação para o último ano do período de projeção em torno de 2%. Além disso, o Banco afirmou que os preços dos serviços devem ‘continuar subindo moderadamente, refletindo fatores como aumentos salariais’. Essa linguagem é nova e reflete uma confiança crescente de que a inflação está cada vez mais sendo impulsionada por fatores domésticos, e não pelo aumento nos custos de importação”, afirma Marcel Thielant, chefe de economia da Ásia-Pacífico da Capital Economics.