São Paulo – Como era amplamente esperado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) cortou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual (pp), para a faixa entre 4,50% e 4,75% ao ano.. A decisão é unânime.
“Para apoiar seus objetivos, o Comitê decidiu reduzir a faixa-alvo para a taxa de juros em 0,25 ponto percentual (pp), para 4,50% a 4,75%. Ao considerar ajustes adicionais nos juros, o Comitê avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos”, diz o comunicado.
O comunicado também refletiu alguns ajustes na forma como o Fed vê a economia. Entre eles, houve uma mudança na forma como o banco avalia o esforço para reduzir a inflação enquanto apoia o mercado de trabalho.
“Os riscos para atingir metas de emprego e inflação estão em equilíbrio”, diz o comunicado, que na última reunião – em setembro – usou o termo ‘grande confiança’.
Sobre o mercado de trabalho, a declaração afirma que “as condições geralmente afrouxaram, e a taxa de desemprego subiu, mas permanece baixa.” O comitê reiterou que a economia “continuou a se expandir em um ritmo sólido”.
Na decisão, o Fomc também reforçou que continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro, dívidas de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências, além de voltar a citar que estará preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado, “caso surjam riscos que possam impedir o alcance de seus objetivos”.