Lucro líquido da Vivara cresce 40% no 3° trimestre de 2024

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Loja do shopping Morumbi, na capital paulista (Foto/Divulgação)

São Paulo, SP – A Vivara divulgou na noite de ontem (7) o balanço do terceiro trimestre de 2024 (3T24), com lucro líquido de R$ 107,1 milhões, alta de 40% em comparação com
no mesmo período do ano passado (3T23). De janeiro a setembro, o lucro líquido foi de R$ 353,9 milhões, crescimento de 57,2% em relação aos nove primeiros meses de 2023.

Segundo o relatório divulgado pela companhia, o resultado “traduz uma sólida performance
operacional, somado a elementos como o aumento dos níveis de depreciação e amortização dado os investimentos feitos na nova planta de Manaus até o final de 2023, o aumento da despesa financeira, ambos fatores que pressionam a margem líquida, e o reconhecimento de R$ 8,3 milhões de créditos extemporâneos de IRPJ, fator que contribuiu positivamente para margem líquida, fruto de mapeamento de oportunidades no cálculo do Lucro por Exploração no período de 2019 a 2023, conduzido e validado pelo time jurídico e corroborado por assessores jurídicos da companhia.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 127,3 milhões, alta de 43,7% em relação ao 3T23. De janeiro a setembro, o Ebitda ajustado foi de R$ 356,8 milhões, alta de 27,9% em comparação ao mesmo período de 2023.

A margem Ebitda ajustado foi de 22,6%, alta de 3,2 pontos percentuais em comparação ao 3T23. De janeiro a setembro, a margem Ebitda ajustado foi de 21,4%, alta de 1,6 p.p. A margem líquida foi de 19%, alta de 2,3 p.p.. De janeiro a setembro, a margem líquida foi de 21,3%, alta de 5,3 p.p.

A receita líquida foi de R$ 562,9 milhões, alta de 23,1% em relação ao mesmo período do ano passado (3T23). De janeiro a setembro, o receita líquida foi de R$ 1,663 bilhão, alta de 18,1% em comparação ao mesmo período de 2023.

No 3T24, a Companhia atingiu R$ 593,8 milhões de faturamento em lojas físicas, com expansão de 21,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na visão de Vendas Mesmas Lojas (SSS), o crescimento foi de 13,5%, impulsionado pela aceleração da performance das lojas Vivara, com um SSS de 14%, fruto de uma melhor alocação de estoques, bem como crescimento SSS de 13,9% das Lojas Life.

O endividamento bruto da companhia reduziu 14,9% versus dezembro de 2023 em razão da amortização de R$ 50 milhões em dívida vencida em fevereiro de 2024. O caixa líquido totalizou R$ 83 milhões, impulsionado pela geração de caixa operacional do período.

No 3T24, a companhia gerou R$ 5,4 milhões de caixa operacional, um aumento de R$ 18,5 milhões versus o consumo de R$ 13,2 milhões no 3T23. Dada a sazonalidade de produção e abastecimento deste trimestre (que antecede a maior sazonalidade do ano), o consumo de caixa livre foi de R$ 29,2 milhões (o que representa 5,2% da receita do período), versus um consumo de R$ 61,3 milhões no 3T23, equivalente a 13,4% da receita do período comparativo.

A companhia encerrou o mês de setembro com 435 pontos de vendas em operação, sendo 264 lojas Vivara, 159 lojas Life e 12 quiosques, com um total de 36.420,2 metros quadrados de área de venda. No período de julho a setembro, a Companhia completou a abertura de 11 novas lojas, sendo 1 loja Vivara e 10 lojas Life, com uma adição de 1.031 metros quadrados de área de venda, mantendo um ritmo acelerado de expansão. Tanto as lojas Vivara como Life marcam presença em 100% das regiões brasileiras, concentrando a maior participação na região Sudeste com 52,2% das lojas.