São Paulo – A ação da Braskem voltou à liderança do Ibovespa nesta quinta-feira mesmo após os acionistas da companhia afirmarem que não há novidades sobre a venda de suas participações na companhia. No fechamento, o papel BRKM5 teve ganho de 11,88%, a R$ 37,50.
“As ações da Braskem avançam com otimismo do mercado após oferta de compra da gestora americana Apollo”, comentou a corretora Ativa.
Na terça-feira, as ações da petroquímica disparam mais de 21% após a notícia de que a gestora americana Apollo fez uma nova oferta pela petroquímica, de R$ 50 por ação, 25% acima do ofertado anteriormente, segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal “O Globo”. A oferta inclui o fechamento de capital da empresa na B3 e a posterior reabertura na Bolsa de Nova York.
Na véspera, a empresa também anunciou, em evento sobre ESG, a projeção de expandir sua capacidade de produção do biopolímero polietileno verde para 1 milhão de toneladas até 2030 das atuais 200 mil toneladas, como uma das iniciativas para reduzir 15% das suas emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) até 2023, com base no inventário de carbono, meta anunciada em 2021, quando criou o programa de descarbonização industrial.
A petroquímica também disse que não tem conhecimento de fato que justifique oscilação de ações entre os dias 1 de setembro e 11 de outubro, em resposta a questionamento da B3.
Na noite de terça-feira (11/10), a Braskem informou ter solicitado esclarecimentos à Novonor (antiga Odebrecht) e à Petrobras sobre a venda de suas participações ao fundo Apolo, conforme noticiado na imprensa, que negaram a operação.
A companhia reiterou que não conduz eventuais negociações da Novonor e Petrobras para a venda, em fato relevante enviado a pouco à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A Novonor informou que “até o presente momento não houve evolução material em qualquer alternativa relacionada ao processo de alienação de sua participação acionária na Braskem. Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.”
A Petrobras informou que não tem nenhuma informação que ainda não tenha sido divulgada ao mercado.