Ação da Qualicorp despenca após anúncio de acordo entre Rede D'Or e Sul America

862

São Paulo – A ação da Qualicorp despenca e é a principal queda do Ibovespa nesta quinta-feira após o acordo de associação anunciado por sua maior acionista, a Rede D’Or, e a Sul América, ontem à noite. Por volta das 16h00 (horário de Brasília), o papel caía 17%, passando a recuar para 15,69%, a R$ 13,71.
O grupo hospitalar é o maior acionista da Qualicorp, com uma fatia de cerca de 30% e informou, em comunicado que a companhia tem o controle disperso na bolsa e uma gestão independente. “Nos últimos dois anos, a Qualicorp construiu a maior plataforma de planos de saúde do Brasil, por meio de parcerias com mais de 100 operadoras e 700 produtos. A companhia possui uma administração independente e continuará sua estratégia de negócios, oferecendo acesso à saúde de qualidade, cabendo ao cliente a escolha sobre a melhor operadora para atender suas necessidades. Vale ressaltar também que a Quali segue sendo uma ‘corporation’ [sem controlador definido e capital pulverizado], com diversos acionistas nacionais e internacionais”, diz a nota.
COMBINAÇÃO COM SUL AMÉRICA
Na noite de ontem (23/2), após divulgação pelo jornal “O Globo”, a Rede D’Or São Luiz e A Sul América enviaram fatos relevantes à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciando um acordo para combinação de seus negócios, com a unificação de suas bases acionárias, por meio da incorporação da SASA, holding listada do Grupo SulAmérica, pela Rede D’Or, sujeito à aprovação dos acionista em assembleia.
Nos termos do acordo, os acionistas controladores da Rede D’Or e da SASA assumiram, reciprocamente, o compromisso de tomar todas as medidas visando à aprovação e à consumação da Operação, incluindo a obrigação de votar favoravelmente à sua aprovação no âmbito das respectivas assembleias gerais da Rede D’Or e da SASA a serem convocadas para esse fim.
A Rede D’Or atua no setor de saúde e opera uma extensa rede de hospitais privados e é listada no Novo Mercado da B3. A SASA, listada no Nível 2 da B3, é a sociedade holding do grupo SulAmérica, que atua nos segmentos de seguros saúde e odontológico, vida e previdência e gestão e administração de recursos.
DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO
A combinação de negócios será realizada por meio da incorporação da SASA pela Rede D’Or, resultando na extinção da SASA, que será sucedida pela Rede D’Or em todos os seus bens, direitos e obrigações; e no recebimento, pelos acionistas da SASA, de novas ações ordinárias de emissão da Rede D’Or em substituição às ações ordinárias ou preferenciais da SASA de que sejam titulares na data de consumação da Incorporação, as quais serão extintas.
Uma vez implementada a operação, os Acionistas SASA migrarão para a base acionária da Rede D’Or, que permanecerá uma companhia aberta listada no Novo Mercado, e assumirá o controle das sociedades atualmente controladas, direta ou indiretamente, pela SASA, que operam os negócios de saúde, odontologia, seguros de vida e previdência.
As operações de seguros da SulAmérica Investimentos não mudam: a empresa manterá seu time de gestão, sua operação e estratégia inalteradas.
A relação de substituição da incorporação foi determinada a partir dos preços de mercado das ações de emissão da Rede D’Or e das units referenciadas nas ações de emissão da SASA, considerando-se as cotações de fechamento de 18 de fevereiro de 2022 como referência, acrescido de um prêmio de 49,3% sobre as units da SASA.
Dessa forma, os acionistas SASA farão jus a receber, como resultado da Incorporação, uma quantidade de novas ações ordinárias da Rede D’Or representativas, em conjunto, de 13,5% do seu capital social após a consumação da operação, excluídas as ações em tesouraria.
Na presente data, o atingimento do Percentual SASA compreenderia a emissão de 307.683.453 novas ações ordinárias da Rede D’Or em favor dos Acionistas SASA, refletindo uma proporção de 0,25610 nova ação ordinária da Rede D’Or para cada ação ordinária ou preferencial de emissão da SASA a ser extinta (o que corresponde a 0,76830 nova ação ordinária da Rede D’Or para cada unit referenciada nas ações de emissão da SASA, que poderão ser ajustados.