Ação da Via dispara mais de 16% após saída de Klein da presidência do conselho

1909

São Paulo – A ação da Via dispara após a companhia anunciar a troca de seu chairman na última sexta-feira, trocando o neto do fundador, Raphael Klein, pelo conselheiro independente Renato Carvalho do Nascimento. O papel VIIA3 fechou em alta de 16,23%, a R$ 2,22.

Rodrigo Cohen, analista da Escola de Investimentos, comenta que a notícia animou o mercado em virtude das brigas internas e que prejudicaram muito a companhia nesses últimos tempos.

Em 2021, o fundador da empresa também foi acusado de aliciar crianças e adolescentes para prática de exploração sexual nas dependências da sede da empresa, segundo reportagem publicada pela Agência Pública. Samuel Klein morreu em 2014. Depois disso, seu filho Saul Klein também foi acusado de estuprar mais de 30 mulheres.

MUDANÇAS NO CONSELHO

Em 16 de dezembro, a Via anunciou a eleição de Renato Carvalho do Nascimento, conselheiro independente da companhia, como seu presidente do conselho de administração. O cargo era ocupado por Raphael Klein – neto do fundador das Casas Bahia, Samuel Klein -, que segundo o documento, propôs a alternância no cargo de presidente e permanece na posição de membro do conselho.

Renato Carvalho do Nascimento, conselheiro da Companhia desde 2012, é membro independente do Conselho de Administração da Companhia e sócio fundador da Laplace Finanças, empresa de assessoria financeira e gestão de fundos. Também é membro do Conselho de Administração da Terra Santa (TESA3) e foi sócio fundador da Angra Partners. Acumulou experiência de investment banking na Lehman Brothers em Nova York e como consultor pela Monitor e Accenture. Fez parte dos conselhos de administração da Telemig, Metrô-RJ e Tropical, além de presidente do conselho da Maeda e da TMA no Brasil.

Renato graduou-se em engenharia mecatrônica pela Escola Politécnica da USP, com MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth e foi professor de finanças do curso de MBA do Insper em São Paulo.

Raphael Klein presidia o Conselho de Administração desde junho de 2020, tendo contribuído para o processo de turnaround, modernização e transformação digital da companhia.

Adicionalmente, também com o objetivo de aprimorar a governança corporativa da Companhia, o Conselho de Administração aprovou a nomeação de Cláudia Quintella Woods, atual conselheira independente, para o Comitê de Pessoas e Governança, em substituição a Roberto Fulcherberguer. O Comitê de Pessoas e Governança passa a ter a seguinte composição: Raphael Oscar Klein (presidente); os membros independentes Claudia Quintella Woods e Marco Antonio Moreira Pinto Santana.