Ação da Yduqs despenca 10% após resultados abaixo do esperado

498

São Paulo – A ação da companhia educacional Yduqs, dona das marcas Estácio e Ibmec, liderou a ponta negativa do Ibovespa após resultados abaixo das expectativas apresentados ontem. O papel YDUQ3 fechou em queda de 9,98%, a R$ 16,49.
A XP manteve a visão construtiva para a companhia com base na expectativa de novas matrículas neste semestre, mas considerou os resultados do quarto trimestre apresentados ontem negativos. “Apesar de considerarmos os resultados um pouco negativos, mantemos uma visão construtiva em relação à empresa, com expectativa positiva para a temporada de captação do primeiro semestre de 2022.”
Segundo relatório, o lucro líquido ajustado da companhia no período, de R$ 2 milhões, veio 96% abaixo da estimativa da XP, enquanto as receitas aumentaram 9% em base anual, impulsionadas por maturação das vagas de medicina, redução dos descontos obrigatórios e maturação dos polos de educação digital. E mesmo mantendo os custos e despesas sob controle, o ebitda ajustado caiu 3,5% ano contra ano, mesmo considerando que o 4T21 foi muito menos impactado pela pandemia em relação ao 4T20.
A Levante Ideias de Investimento avaliou o resultado como regular, com números mistos e destaque para o aumento da base de alunos no ensino à distância e premium, incremento de receita e melhora da margem ebitda. “No contraste, a companhia permanece sentindo o duro legado deixado pela pandemia, que restringiu o orçamento das famílias e reabertura da economia, limitando a procura por cursos superiores no segmento presencial, onde as empresas do setor tendem a ter maiores crescimento de ticket médio e receita”, comentaram os analistas.