Ação sobe da Vale sobe após aquisição de fatia da Anglo American, à espera do balanço do 4T23

290

São Paulo – A ação da Vale opera em alta, em dia de anúncio de resultados do quarto trimestre e 2023, após o fechamento do pregão, e anúncios nesta manhã, com destaque para a compra de 15% do capital da Anglo American Brasil, subsidiária da Anglo American responsável pela operação Minas-Rio. A companhia também teve as licenças de operação das minas de Salobo e Onça Puma, da Vale Metais Básicos, suspensas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará, e está avaliando as medidas necessárias para restabecer as autorizações. O papel VALE3 fechou em alta de 1,06%, a R$ 67,22.

A Vale pagará US$ 157 milhões em dinheiro (a serem ajustados pela variação do capital de giro, alterações na dívida líquida, etc.) e contribuirá com o ativo “Serpentina” para a base de ativos da Anglo American Brasil. A transação deverá ser concluída até o quarto trimestre deste ano. Com a transação, a Vale terá direito a 15% da produção de pellet feed do Minas Rio, o que representa 4 mtpa (a capacidade de produção do Minas Rio é de 26,5 mtpa).

O Itaú BBA destaca que, com o potencial desenvolvimento do ativo Serpentina, a produção da Minas Rio poderá dobrar e atingir 50 mtpa. “Dito isso, notamos que isso não é algo esperado no curto prazo, pois a Anglo terá que realizar estudos de viabilidade e solicitar a licença prévia para iniciar os investimentos necessários. Após a conclusão do projeto, a Vale tem a opção de adquirir uma participação adicional de 15% na empresa, a um preço a ser avaliado por entidades independentes. A Vale seria responsável por 15% do investimento futuro, que provavelmente incluiria investimentos para aumentar o mineroduto da operação (seja diretamente para o porto do Açu ou um ramal ferroviário mais curto para conectar à EFVM)”, comentam os analistas.

Eles avaliam que, apesar de pequena, a operação é estrategicamente positiva. “Em nossa opinião, esta transação está alinhada aos esforços da Vale para melhorar a qualidade média de seu portfólio, dada a alta qualidade do material produzido pela Minas Rio (pellet feed). Adicionalmente, observamos que o ativo Serpentina, que será cedido à Anglo American, não era um projeto next-in-line a ser desenvolvido pela Vale. Portanto, acreditamos que parece ser uma decisão estrategicamente acertada rentabilizar esse ativo. O impacto da operação no desembolso de dinheiro e na alavancagem é insignificante”, concluem os analistas do BBA.

Para a Genial Investimentos, a suspensão das licenças de operação das minas de Salobo e Onça Puma é “uma possível possível retaliação do governo à companhia”, sem especificar o motivo.