Ações da Ecorodovias se recuperam após forte queda de ontem

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São Paulo – A Ecorodovias (ECOR3) venceu o leilão de hoje da concessão Noroeste Paulista oferecendo uma outorga de R$ 1,2 bilhão superando os demais concorrentes – tanto a CCR , com proposta de R$ 748 milhões, quanto o Pátria, que ofereceu R$ 313 milhões -, mas gerando, também, preocupações no mercado em torno da alavancagem financeira da Ecorodovias e do seu alto compromisso de capex .

No pregão de ontem, as ações da Ecorodovias (ECOR3) ficaram entre as maiores queda do Ibovespa – 11,31%. Por volta das 12h45 (horário de Brasília), ECOR3 subia 0,55%, a R$ 5,40

A XP Vê espaço para bons retornos baseada, também, em estimativas do governo, queindicam uma TIR do projeto de 8,67% (real, desalavancada).

“Apesar da taxa de concessão de R$ 1,2 bilhão oferecida, acreditamos que a Ecorodovias pode atingir uma TIR real de 10,7% (~R$250 milhões VPL, ~7% de seu valor de mercado) sob as premissas de desempenho de capex/opex 20% menor versus estimativas do governo, tráfego em linha com as projeções do e 30% de alavancagem financeira sobre capex e outorga ofertada (que pode ser financiada dentro do projeto).”

Há necessidade de investimentos de mais de R$ 10 bilhões (50% nos primeiros sete anos) mais R$ 1,2 bilhão de outorga superam o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) projetado até 2029, aumentando a já alta alavancagem da Ecorodovias (dívida líquida/EBITDA do projeto atinge pico de 6,2x em 2027). Além disso, a ECOR atingiu um total de ~R$ 40 bilhões em compromissos de capex incluindo este projeto (mais de 10x seu valor de mercado atual).

O Bank Of America (BofA) considera que o poder de fogo da Ecorodovias está restrito para novos projetos, por conta desse elevando capex comprometido.

Recentemente, a empresa ganhou outras duas concessões, totalizando mais de R$ 20 bilhões em capex exigidos. “Com esse novo lance, agora vemos o compromisso de capex da ECOR em R$ 47 bilhões Calculamos dívida líquida/EBITDA em 4,3x no 1T23, após desembolsar a taxa de concessão da Rodovia Noroeste (antes que o EBITDA/Capex seja refletido no resultado), de 3,8x.”

A recomendação do BofA para ECOR3 é de compra.