Ações de e-commerce caem após anúncio de expansão da Amazon no Brasil

845

São Paulo – As ações das companhias de comércio eletrônico estavam em queda no pregão desta terça-feira, após a Amazon Brasil anunciar planos de expansão, segundo notícias. Os papéis de Americanas (AMER3) recuavam 2,22%, Magazine Luiza (MGLU3) em queda de 3,23% e Via (VIIA3) em baixa de 2,97%, por volta das 16h53 (horário de Brasília).

A XP mostrou visão cautelosa para o setor, em relatório que destaca que a varejista norte-americana anunciou, no Brasil, a expansão de três programas logísticos e o lançamento de um programa que busca atrair mais vendedores para sua plataforma de marketplace. Segundo a análise, o anúncio é negativo para as empresas de comércio eletrônico brasileiras, uma vez que indicam um aumento da competição de um player altamente capitalizado e consolidado no setor globalmente.

“Na nossa visão, esse movimento adiciona risco para o cenário competitivo do setor uma vez que a Amazon é uma companhia altamente capitalizada e consolidada no setor globalmente. Além disso, os anúncios focam na plataforma de marketplace, onde todas as companhias de ecommerce brasileiras tem focado seus esforços frente à dinâmica desafiadora de bens duráveis por conta do cenário macro atual. Dessa forma, seguimos com nossa visão cautelosa para o segmento, mantendo recomendação neutra para todas as empresas da nossa cobertura: Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e Americanas (AMER3)”, disseram os analistas da XP, em relatório.