Ações do Pão de Açúcar sobem após notícia de planos para vender Grupo Éxito

581

São Paulo – As ações do Pão de Açúcar sobem em meio a notícias de uma possível venda e nova oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua participação na Éxito, na Colômbia, apesar de avalia como pouco provável por analistas. Às 15h20 (horário de Brasília), o papel PCAR3 tinha alta de 4,59%, a R$ 17,38, em dia positivo do Ibovespa (+1,26%).

A possível venda da participação do Grupo Pão de Açúcar na rede de supermercados colombiana Éxito em até dois anos, e posteriormente um re-ipo da operação na Colômbia, apesar de “amplamente aguardada” pelos investidores que estão posicionados em PCAR3,pois iria destravar muito valor para as ações do Pão de Açúcar, uma vez que o seu valor de mercado não reflete a soma do valor das empresas do grupo. “Temos a expectativa de que esse é o caminho mais provável para a Rallye (controladora do grupo Casino, que por sua vez controla o GPA) honrar seus compromissos com os credores”, comentou a Ativa Investimentos.

No entanto, a corretora avalia que a operação não deve ocorrer tão cedo, devido às condições de mercado desfavoráveis ao risco, disse em comentário sobre a notícia publicada ontem pela manhã no Broadcast. Procurado pela Agência CMA, o GPA disse que não comenta o assunto.

Em outra análise, a XP Investimentos disse que, entre as opções, a nova oferta inicial de ações seria a melhor, pois pode haver apetite por um ativo resiliente e mais maduro, enquanto a separação do GPA teria desafios operacionais, já que alguns acionistas têm limitações para deter ações listadas no exterior.

Em junho, o GPA se desfez de 3,40% de sua participação no Éxito, por R$ 398 milhões por meio de um programa de recompra de ações e passou a deter 96,52% do capital social da rede colombiana