São Paulo – Foi realizado na B3, o leilão promovido pelo governo do Ceará, por intermédio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), para concessão dos serviços de universalização do esgotamento sanitário em 24 municípios das Regiões Metropolitanas de Fortaleza (RMF) e do Cariri (RMC), divididos em dois blocos (1 e 2).
O leilão teve como critério de julgamento o menor valor de contraprestação. Os dois blocos foram arrematados pela Aegea (empresa da qual Itaúsa é acionista), representada pela corretora Necton Investimentos. Para o bloco 1, a empresa apresentou proposta de R$ 7, 6 bilhão – deságio de 27,92% – e, para o bloco 2, a proposta vencedora foi de R$ 11, 4 bilhões – deságio de 37,86%.
Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) prevê a prestação do serviço de esgotamento sanitário e serviços acessórios na área urbana de 24 municípios do estado, incluindo parte da região metropolitana de Fortaleza e do Cariri. O prazo de vigência do contrato é de 30 anos.
Os municípios que compõem a região possuem uma população de cerca de 4,1 milhões de pessoas. Nos municípios do bloco 1, aproximadamente 30% dos moradores contam com cobertura dos serviços de esgotamento sanitário. Nos municípios do bloco 2, a cobertura é de aproximadamente 60%. O escopo e as obrigações previstas no contrato propõem que os serviços de coleta e tratamento alcancem pelo menos 95% da população de cada município, incorporando ao sistema aproximadamente 1,8 milhão de pessoas.