Aeroporto de Guarulhos terá investimentos de R$ 200 milhões

252

São Paulo, SP – O maior e mais movimentado aeroporto brasileiro passará por obras
de melhorias para elevar o conforto e qualidade dos serviços prestados aos passageiros. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, responsável por receber 70% dos turistas que chegam ao país, terá investimentos de R$ 200 milhões nos próximos meses que vão priorizar os bem-estar dos viajantes que passam pelo terminal.

Entre as ações de melhorias previstas estão a ampliação da área de embarque e o raio-x, a
reforma de banheiros dos terminais, a modernização do sistema sonoro e do sistema de leitura do cartão de embarque, construção de nova praça para fluxo de passageiros, entre outras. Todas essas intervenções têm como objetivo facilitar o trânsito de passageiros no sítio aeroportuário.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a melhoria na qualidade da
infraestrutura dos terminais brasileiros é um dos compromissos assumidos pelo Governo Federal para o modal aeroportuário e esse trabalho tem sido realizado em conjunto com a iniciativa privada. “Para receber sempre bem os turistas brasileiros e estrangeiros, a gente precisa estruturar nossos aeroportos. Esses investimentos vão oferecer maior conforto e comodidade aos passageiros, são melhorias nos banheiros, na acessibilidade, na estruturação das pontes de embarque”, comentou o ministro.

O aeroporto de Guarulhos ampliou em 30% o número de passageiros transportados no mercado internacional no ano passado, com 13,7 milhões. Em 2022, o terminal movimentou cerca de 10,5 milhões de viajantes. O número de decolagens também apresentou alta no ano passado frente ao ano anterior. Ao longo de 2023, o principal aeroporto do país realizou 69,5 mil operações aéreas para destinos internacionais contra 56,3 no ano anterior, representando alta de 23% nesse indicador.

MARÇO 2024

No mês passado, o aeroporto registrou 22,8 mil pousos e decolagens e a movimentação foi cerca de 3,4 milhões de passageiros no mês de março de 2024. No mesmo período do ano passado, foram 3,2 milhões de pessoas embarcando e desembarcando pelos terminais. No primeiro trimestre de 2024, foram 10,5 milhões.

O mês de março foi marcado pelo feriado de Páscoa, resultando em uma maior movimentação nos terminais de passageiros. Nesse período, as operações nacionais tiveram uma média de 75 mil passageiros por dia, com 2,9 mil pousos e decolagens. Isso equivale a mais de 580 operações por dia, que conectaram 55 destinos domésticos. Os mais procurados no terceiro mês do ano foram: Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Confins.

Nas operações internacionais, foram cerca de 35,2 mil passageiros por dia, com 5,3 mil pousos e decolagens. Em média, foram 170 operações por dia, que ligaram os viajantes a 50 destinos, sendo Buenos Aires, Santiago, Miami e Lisboa os mais procurados.