O ministério de Relações Exteriores da Alemanha chamou de persona non grata embaixadores russos no país. A declaração foi dada pela ministra da pasta, Annalena Baerbock, em sua conta no Twitter.
“As fotos de Butscha testemunham uma vontade de destruição que transcende todas as fronteiras. Por isso, declaramos indesejável um número significativo de funcionários da embaixada russa. Iniciaremos novas reações junto com nossos parceiros. Reforçaremos ainda mais as #sanções existentes contra a Rússia, expandiremos resolutamente nosso apoio às forças armadas ucranianas e também fortaleceremos o flanco leste da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)”, publicou.
Em diplomacia, uma persona non grata significa que os representantes de determinado país estrangeiro não são aceitas para atuar nas suas representações dentro de seu território. Isso não quer dizer que os embaixadores sejam expulsos, mas que eles não tem o consentimento para trabalhar no país.
O anúncio veio depois da divulgação de imagens da região de Butcha, nos entornos de Kiev, de centenas de corpos espalhados pelas ruas. A cidade estava ocupada pelas tropas russas, que abandonaram o local.